sábado, 28 de abril de 2012

O que Podemos Fazer pelo Kevin?

Relacionamento de Mães e Filhos

O nome da mãe do Kevin não podia ser mais adequado: Eva. Lembrar da “primeira mãe”, progenitora de Caim e Abel, torna mais fácil a identificação de Eva Katchadourian como símbolo das dificuldades que enfrentamos em nossos relacionamentos com os filhos. Não basta amá-los, querer o seu bem, precisamos acertar todo dia. 

Se fôssemos perfeitas, bem-humoradas, tranquilas, generosas, abertas ao diálogo, sempre disponíveis para acolher e só corrigir no tom e na medida certa, a vida seria mais fácil para todos. O mundo seria o paraíso. Talvez nem houvesse Cains e Kevins! 

Mas não fomos criadas dessa maneira, tendemos a repetir os erros familiares e inventar uns outros. A luta nossa de cada dia é combater sem trégua os próprios maus hábitos e temperamento. Melhorar como pessoa é nossa primeira missão. 

No filme de Lynne Ramsay, Kevin parecia amar o pai e odiar a mãe. Ao final viu-se que não era bem assim. Se não eliminou a mãe é porque era aquela que escolheu como interlocutora e platéia, aquela que procurava desvendá-lo. Os outros não significavam nada para Kevin. Isolado, enrolado em seus pensamentos e sentimento de soberba, pensava entender tudo e ver o mundo pela única ótica possível. Preso, provavelmente apanhando e sofrendo na prisão, já não estava tão seguro do acerto de seu raciocínio. 

Observar, ninar, ouvir, brincar, partilhar nosso mundo interior, orientar nos estudos, exigir, inspirar e corrigir os filhos, é tudo o que podemos fazer. Além, é claro, de rezar sempre por eles. Foi alguém muito esperto quem disse: “Mães de joelho, filhos de pé”. A oração nos acalma e realiza alguns milagres! Certamente é o que pode nos trazer serenidade e inspiração.

domingo, 22 de abril de 2012

SÃO JORGE

DIANTE DA CORAGEM E FÉ DE SÃO JORGE MUITOS SE CONVERTERAM
Ícone de São Jorge, Museu Cristão-Bizantino, Atenas

No passado houve muitos “pretendentes” a Messias (como Theudas; Judas Galileu; Bar Kochba, etc) cujas doutrinas caíram no esquecimento depois de suas mortes. Diametralmente e Divinamente oposto aconteceu com Jesus Cristo. Sua palavra espalhou-se pelo mundo e pelos séculos e foi grifada pelo sangue de seus mártires, como o precioso exemplo de São Jorge.

São Jorge (275-303 AD) foi soldado romano e tribuno militar do imperador Diocleciano. Certo dia, no senado, diante da eminente aprovação do extermínio de cristãos, manifestou-se contrário e testemunhou sua fé em Jesus Cristo. Todos ficaram atônitos diante de tal ousadia vinda logo de um membro da suprema corte romana.

O imperador tentou fazê-lo desistir e seus algozes infligiram-lhe os mais atrozes tormentos. Diante de sua invicta coragem e Fé, a própria mulher do Imperador se converteu e, também, muitos cristãos encontraram forças para evangelizar, mesmo com o sacrifício de suas vidas. Por fim, São Jorge inclinou a cabeça e uma espada pôs fim a sua jovem vida.

São Jorge é considerado pela igreja do Oriente como o Grande Mártir e, além de haver dado nome a cidades e povoados, foi proclamado padroeiro de Gênova, de várias regiões da Espanha, de Portugal, da Lituânia e da Inglaterra. 

Eu, homem de pouca fé, necessito do testemunho de fé dos mártires de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Referências:Wikipédia e site São Jorge Guerreiro.


2º Encontro de Blogueiros Católicos do RJ

E+blog2
Diversidade, testemunho e fé na blogosfera

foto da entrada da Arquidiocese no 1º encontro
No sábado, 14 de abril de 2012, um grupo de blogueiros católicos foi convidado para uma reunião na Arquidiocese do Rio de Janeiro. Marco Cazumba e Ana Maria Galheigo nos receberam com alegria e uma organização impecável. Assistimos palestras interessantes e formativas, partilhamos um almoço gostoso. Nos intervalos ainda batemos bons papos, sempre acompanhando o café com uns bolinhos deliciosos. Já estamos sonhando com o próximo encontro! Ouvimos palavras preciosas nesse dia, destaco algumas informações:

* Entre 11 de outubro de 2012 e 24 de novembro de 2013, a Igreja celebrará o Ano da Fé. Em sua carta apostólica Porta Fidei (A Porta da Fé), o papa Bento XVI lembra-nos que a fé plasma nossa vida, deve conduzir nossos pensamentos e afetos. Todos os dias nasce para nós a possibilidade de superar os problemas, oferecer propostas à luz da palavra de Cristo. A fé que atua pelo amor torna-se um novo critério de entendimento. Como disse madre Tereza de Calcutá: "Amar é doar-se até doer".

* Quando tanto se fala de estado laico, é bom lembrar que é tarefa do estado garantir o espaço e a segurança às manifestações dos cidadãos, seja para um encontro de evangélicos, católicos, budistas, espíritas, umbandistas, ou homossexuais. 

* Todas as confissões devem estar unidas para defender a presença de Deus na sociedade. A autoridade deve respeitar todas as religiões.

* Precisamos continuar defendendo a vida humana. Nesses dias houve um retrocesso, quando 11 pessoas decidiram pelo povo brasileiro algo que era contra sua própria vontade.

* Integrantes do comitê da Jornada Mundial da Juventude 2013 foram a Madri para aprender com os erros e acertos daquela organização. A abertura da jornada no RJ (23 a 28 de julho) se dará com missa celebrada por nosso Arcebispo Dom Orani João Tempesta. Durante a semana haverá eventos culturais espalhados pela cidade, uma cerimônia de boas-vindas ao Papa Bento XVI, Via-Sacra, uma vigília e a Missa de Envio, no encerramento, quando os jovens serão enviados a evangelizarem os seus países.

* A Jornada é paga pelos próprios jovens e patrocinadores. Além dos benefícios espirituais traz importante reforço ao caixa das cidades. A empresa de auditoria Price avaliou que, pela JMJ 2011, entraram 1 bilhão de reais na Espanha, resultando em 70 milhões em impostos para Madri. 

* Há 360 milhões de blogs no mundo. São feitas 18 atualizações por segundo!

* Na foto abaixo o grupo de blogueiros do E+blog2. De perna enfaixada, o valente Paulo Moraes, que torceu o pé na chegada de São Paulo mas, mesmo mancando, veio nos falar de seu trabalho na Canção Nova. O primeiro rapaz de pé, à esquerda, é o Abilio Gonçalves, catequista de Brasília que viajou ao Rio especialmente para o E+blog2.
foto de Cristoteca

terça-feira, 17 de abril de 2012

domingo, 15 de abril de 2012

MEU SENHOR E MEU DEUS


Caro irmão, existem muitos quadros clássicos que retratam a aparição de Jesus Cristo ao apóstolo Tomé. Entretanto, essa ilustração chama atenção pelo rosto do apóstolo. “Meu Senhor e meu Deus!” - "São quatro palavras inesgotáveis. A fé do Apóstolo brota, não tanto da evidência de Jesus, mas de uma dor imensa (porque duvidou). O que o leva à adoração e ao retorno ao apostolado não são tanto as provas, contudo o amor. Diz a Tradição que o Apóstolo Tomé morreu mártir pela fé no seu Senhor” – esclarece-nos admiravelmente Francisco F. Carvajal em seu livro "Falar com Deus".
Pessoalmente, ainda acho difícil perceber e compreender todos esses acontecimentos. Porém, já vejo a beleza inigualável e absoluta que existe neles. Graças a Deus!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

NÃO MATARÁS!

Me junto aos milhões de cristãos brasileiros que pedem pelos ministros e aos ministros do STF para que não liberem o aborto de anencéfalos.  Que eles, além de inteligência e conhecimento técnico, usem também de fé como elemento de decisão. A fé faz parte da natureza humana e Deus nos diz NÃO MATARÁS. Amen.

sábado, 7 de abril de 2012

DOMINGO DE PÁSCOA

Aí estão Pedro e João correndo em direção ao túmulo vazio de Nosso Senhor Jesus Cristo. O corpo havia sumido conforme lhes avisara Maria Madalena. João corre mais e chega mais rápido: “...Então, chega também Simão Pedro, que o seguia, e entra no sepulcro; vê as faixas de linho por terra e o sudário que cobrira a cabeça de Jesus...Então entrou também o outro discípulo que chegara primeiro....e viu e creu” (João 20, 2-8). Podemos acreditar na ressurreição apenas pela fé, mas como a minha é pequena (por enquanto), fui buscar ajuda na historicidade dos fatos: todos os apóstolos foram martirizados por testemunhar até o fim (menos Judas Iscariotes e João Evangelista). E esta foi uma mudança radical, pois antes eles permaneceram escondidos desde a prisão do Senhor. Feliz Páscoa para todos!

sexta-feira, 6 de abril de 2012

SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO
A SORRIR, eu pretendo levar a vida, pois Jesus Cristo, através de Sua Vida e Paixão, revelou-nos o rosto de um Deus solidário ao nosso sofrimento e que nos abre à esperança de uma vida nova e feliz.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Oscar Wilde e a cidade de São Francisco

foto abroad languages

São Francisco é realmente uma cidade magnífica. A cidade chinesa, povoada de operários chineses, é a cidade mais artística que já vi. Seus habitantes orientais, estranhos e melancólicos, que certas pessoas chamariam ordinários e que realmente são muito pobres, decidiram não ter nada em redor de si que não seja belo. No restaurante chinês, onde se reúnem para jantar seus marinheiros, vi-os beber chá em xícaras de porcelana tão delicadas como pétalas de rosas, enquanto que nos hotéis suntuosos nos serviam em uma xícara de uma polegada e meia de espessura. A conta estava feita sobre papel de arroz com tinta nanquim e em caracteres fantásticos, como se um artista tivesse gravado passarinhos sobre um leque. (Oscar Wilde - Impressões de Ianquilandia, Obra Completa, 1980 - Editora Nova Aguilar)

foto Sandor Balatoni

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Forca

Fim do Silêncio ou Grito Silencioso

Mais Vida