domingo, 22 de abril de 2012

2º Encontro de Blogueiros Católicos do RJ

E+blog2
Diversidade, testemunho e fé na blogosfera

foto da entrada da Arquidiocese no 1º encontro
No sábado, 14 de abril de 2012, um grupo de blogueiros católicos foi convidado para uma reunião na Arquidiocese do Rio de Janeiro. Marco Cazumba e Ana Maria Galheigo nos receberam com alegria e uma organização impecável. Assistimos palestras interessantes e formativas, partilhamos um almoço gostoso. Nos intervalos ainda batemos bons papos, sempre acompanhando o café com uns bolinhos deliciosos. Já estamos sonhando com o próximo encontro! Ouvimos palavras preciosas nesse dia, destaco algumas informações:

* Entre 11 de outubro de 2012 e 24 de novembro de 2013, a Igreja celebrará o Ano da Fé. Em sua carta apostólica Porta Fidei (A Porta da Fé), o papa Bento XVI lembra-nos que a fé plasma nossa vida, deve conduzir nossos pensamentos e afetos. Todos os dias nasce para nós a possibilidade de superar os problemas, oferecer propostas à luz da palavra de Cristo. A fé que atua pelo amor torna-se um novo critério de entendimento. Como disse madre Tereza de Calcutá: "Amar é doar-se até doer".

* Quando tanto se fala de estado laico, é bom lembrar que é tarefa do estado garantir o espaço e a segurança às manifestações dos cidadãos, seja para um encontro de evangélicos, católicos, budistas, espíritas, umbandistas, ou homossexuais. 

* Todas as confissões devem estar unidas para defender a presença de Deus na sociedade. A autoridade deve respeitar todas as religiões.

* Precisamos continuar defendendo a vida humana. Nesses dias houve um retrocesso, quando 11 pessoas decidiram pelo povo brasileiro algo que era contra sua própria vontade.

* Integrantes do comitê da Jornada Mundial da Juventude 2013 foram a Madri para aprender com os erros e acertos daquela organização. A abertura da jornada no RJ (23 a 28 de julho) se dará com missa celebrada por nosso Arcebispo Dom Orani João Tempesta. Durante a semana haverá eventos culturais espalhados pela cidade, uma cerimônia de boas-vindas ao Papa Bento XVI, Via-Sacra, uma vigília e a Missa de Envio, no encerramento, quando os jovens serão enviados a evangelizarem os seus países.

* A Jornada é paga pelos próprios jovens e patrocinadores. Além dos benefícios espirituais traz importante reforço ao caixa das cidades. A empresa de auditoria Price avaliou que, pela JMJ 2011, entraram 1 bilhão de reais na Espanha, resultando em 70 milhões em impostos para Madri. 

* Há 360 milhões de blogs no mundo. São feitas 18 atualizações por segundo!

* Na foto abaixo o grupo de blogueiros do E+blog2. De perna enfaixada, o valente Paulo Moraes, que torceu o pé na chegada de São Paulo mas, mesmo mancando, veio nos falar de seu trabalho na Canção Nova. O primeiro rapaz de pé, à esquerda, é o Abilio Gonçalves, catequista de Brasília que viajou ao Rio especialmente para o E+blog2.
foto de Cristoteca

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Forca

Fim do Silêncio ou Grito Silencioso

Mais Vida