domingo, 17 de fevereiro de 2008

A melhor escola do mundo é finlandesa




As instalações são simples, mas o currículo é amplo, incluindo música, artes e duas línguas estrangeiras. Na Finlândia acredita-se que todo mundo precisa ter uma educação mínima para ser cidadão. A educação de qualidade foi essencial para uma virada na economia. A mão de obra qualificada permitiu que a eletrônica substituísse a madeira e o papel como principais produtos de exportação. A Nokia é a maior fabricante mundial de celulares, com 40% do mercado internacional. Quem diria que era uma antiga fábrica de papéis e botas de borracha?

Os 5 Segredos da Educação Finlandesa:
1) A exigência com os professores é alta e a carreira, concorrida.
O vestibular para ser professor é um dos mais disputados do país. Apenas 10% dos candidatos são aprovados. Exceto na pré-escola, o mestrado é pré-requisito para lecionar.

2) A mesma qualidade para todos.
A discrepância no desempenho entre as escolas do país é a menor do mundo. O governo mantém um sitema sigiloso de avaliação das escolas (99% são públicas) e os diretores são informados sobre o desempenho delas.

3) Os piores alunos não são deixados para trás.
Dois em cada dez estudantes recebem aulas de reforço. Por causa disso, os índices de repetência são baixíssimos.

4) Currículo variado.
Além das matérias básicas, há aulas de ecologia, ética, música, artes, e economia doméstica. O ensino de duas línguas estrangeiras é obrigatório, mas, se o aluno quiser, pode aprender outras duas.

5) Os alunos devem ter prazer em ficar na escola
Os diretores e professores são responsáveis por criar um ambiente agradável para os estudantes. A carga horária não é excessiva e, a partir da 7ª série, os alunos são livres para escolher algumas disciplinas com as quais têm mais afinidade.

A Finlândia é o país menos corrupto do mundo, segundo a Transparência Internacional. Os impostos dos finlandeses são muitíssimo bem empregados.
(extraído da Revista Veja, 20 de fevereiro de 2008)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fim do Silêncio ou Grito Silencioso

Mais Vida