quarta-feira, 27 de julho de 2022

Um Brasil Comovente no Theatro Municipal

 No Theatro Municipal, um Brasil Comovente

Por Leo Aversa — Rio de Janeiro


"Peço licença para dividir aqui uma experiência marcante que tive no sábado passado. Do jeito que estão as coisas, talvez o leitor imagine que eu vá falar de um assalto, de um bate-boca de rede social ou denunciar algum novo golpe na internet. Não, felizmente não.

Foi no Theatro Municipal, onde fui assistir a um concerto com música de Villa-Lobos com projeção das fotografias de Sebastião Salgado na Amazônia. Um concerto em homenagem a Bruno Pereira e Dom Phillips, que faria aniversário no dia. Foi algo tão encantador que estou emocionado até agora, quando escrevo esta coluna.

Salgado, mineiro, é um dos maiores fotógrafos do mundo. Talvez o maior. Suas imagens, magníficas, mostram não só a grandiosidade da natureza que enquadra, mas, principalmente, revelam a dignidade do ser humano ao redor de toda a Terra. Há nelas uma empatia e um respeito que nos devolvem a fé no que somos. Do carioca Villa-Lobos, não há muito mais o que dizer, simplesmente representa a música clássica brasileira. No sábado a obra escolhida foi “Floresta do Amazonas”. Deslumbrante.

Na plateia, estava Fernanda Montenegro, também carioca, que além de ser a grande dama do teatro brasileiro, tornou-se, aos 92 anos, no meio de tanta iniquidade e horror, o símbolo da cultura desta nação, nossa reserva moral em tempos tão sombrios.
Não foi pouco.

Por quase uma hora a plateia foi apresentada ao Brasil mais profundo, ao país original. Ao som de Villa-Lobos, descobrimos nas imagens do Salgado a grandiosidade dos povos e paisagens que estão aqui desde sempre, na raiz desta nação. Foi um deslumbramento coletivo com o nosso país.

Foto do site  FHOX

Um país que está sendo dizimado pela ignorância e pela truculência, para o lucro de alguns poucos. Os que, ao queimar a nossa floresta, destroem o nosso futuro, espalhando ódio, preconceito e rancor

Não, leitor, eles não ficarão.

Por quase uma hora fomos lembramos que outro país é possível.

No fim, diante de tanto deslumbre e beleza, as palmas, os gritos, as palavras de ordem não foram suficientes. O público precisava de mais, precisava de algo que estivesse no fundo da alma de todos. Precisava de conexão, identidade e esperança.

O público, espontaneamente, começou a cantar o Hino Nacional. De uma forma tão visceral, tão pungente, que as lágrimas se espalharam pela plateia. Não foi o hino burocrático dos pátios escolares ou o belicoso dos estádios de futebol. Foi algo mais profundo, genuíno, que nos devolveu uma identidade e um orgulho há muito esquecidos. Ao cantarmos junto à Dona Fernanda, percebemos que havíamos acabado de sentir quem somos, de ver de onde viemos, saber para onde vamos e ter certeza com quem devemos seguir.

Nessa noite inesquecível, que aqui divido com o leitor, lembramos — graças a Sebastião Salgado e Heitor Villa-Lobos — que o Brasil pode ser mais que nos acostumamos a ver nas manchetes dos jornais, pode ser maior que uma onda de ódio e estupidez.

Sim, com o nosso esforço a cultura vai superar a violência e, sim, voltaremos a ter esperança, não medo. Há um país esperando por nós."

O Globo 26/072022

Fiquei emocionada com esse artigo de Leo Aversa. E grata, muito grata por esse relato, por me devolver a esperança no Brasil e em nosso povo, que eu tanto amo e merece dias melhores! A esse momento se somam os Manifestos pela Democracia, que crescem em assinaturas. Haja coração!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fim do Silêncio ou Grito Silencioso

Mais Vida