domingo, 17 de julho de 2016

Olimpiada 2016 - Rio de Janeiro - Casas Tematicas

O céu está mais azul do que nunca, o clima agradável, o Aedes parece que tirou férias, os tapumes das obras, que nos atormentaram por tanto tempo, começam a ser removidos. Tudo parece contribuir para que a Olimpíada 2016 no Rio de Janeiro seja um sucesso. Além das competições esportivas, haverá uma intensa programação cultural na cidade, em agosto e setembro.

Praça Mauá - Museu MAR
O CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil) vai funcionar a semana toda, sem interrupção. Ali vai ser exibida a mostra "O triunfo da cor. O pós-impressionismo", com parte do acervo dos museus d'Orsay e l'Orangerie (Paris). No MAR (Museu de Arte do Rio) já se pode visitar a exposição Leopoldina, princesa da Independência, das artes e das ciências”, sobre a vida da primeira esposa do imperador Pedro I, que afeiçoou-se ao Brasil e defendeu a causa de sua independência nas cortes europeias. A exposição fica até março de 2017. Oba! Horário: de terça a domingo, de 10 às 17 horas.

A estação do trenzinho do Corcovado, que leva os visitantes até a estátua do Cristo Redentor, vai funcionar de 7 às 22 horas, a partir de 1º de agosto de 2016. 

Teremos também uma boa oportunidade para tomar contato com a cultura e gastronomia de vários países participantes dos Jogos, visitando as 25 Casas Temáticas abertas ao público, que estarão espalhadas pelo Centro, Barra da Tijuca e Zona Sul do Rio de Janeiro. Abaixo uma seleção desses espaços: (Fonte: Cidade Olímpica)

África   
Casa da África
Endereço: Casa Shopping – Av. Ayrton Senna, 2150 – Barra da Tijuca
Datas e horários de funcionamento: 1º a 21 de agosto, das 12h às 22h
A Casa da África será a casa de hospitalidade que representará o maior número de países. Dezenas de países africanos apresentarão a cultura e a gastronomia durante os Jogo Rio 2016.

Alemanha
OliAle – Alemanha na Praia
Endereço: Praia do Leblon (Em frente ao número 12 da Av. Delfim Moreira, ao lado do Canal do Jardim de Alah)
Datas e horários de funcionamento: de 4 de agosto até de 18 setembro, das 14h30 às 21h30
A Alemanha expõe o lado moderno, festivo e multicultural do país no pavilhão OliAle. O local trará informações sobre arte, cultura, tecnologia, música, gastronomia típica, exposições, além de atividades esportivas e lúdicas e a transmissão ao vivo das competições esportivas. A programação inclui atividades para crianças, jovens e adultos. Haverá torneios, prêmios especiais e até workshop de cerveja artesanal.

Austrália
Casa Austrália
Endereço: Centro de Convenções Bolsa do Rio, Praça XV de Novembro, 20, Térreo – Centro
Datas e horários de funcionamento: de 6 a 12 de agosto, das 11h às 19h
O local terá exposição fotográfica sobre inovações australianas, experiência de turismo em realidade virtual 360° e seminários de educação para pessoas interessadas em estudar no país.

Áustria
Casa da Áustria Rio 2016
Endereço: Av. Venceslau Brás, 72 – Urca (sede do Clube Botafogo)
Datas e horários de funcionamento: 5 a 21 de agosto, das 10h às 23h (inauguração em 4 de agosto)
A Casa da Áustria convida para conhecer a cultura e a hospitalidade austríaca com músicas típicas, especialidades culinárias e muito mais.

Casa Austria

Brasil
Casa Brasil
Endereço: Avenida Rodrigues Alves, 10, Armazém 2, Gamboa
Datas e horários de funcionamento: de 4 de agosto até 18 de setembro, das 10h às 20h
O espaço de promoção do Brasil e referência do Governo Federal durante a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, terá como objetivo fortalecer a imagem do país ressaltando o potencial turístico, cultural, esportivo e de negócios.

Catar
Bayt Qatar
Endereço: Rua General Severiano, 159 – Botafogo (casa Daros Rio)
Datas e horários de funcionamento: de 4 a 21 de agosto, de domingo a quinta das 15h às 22h, sextas e sábados, das 15h às 24h
A Bayt Qatar, promete ter todo o luxo que se espera de uma recepção organizada pelo país. A começar pelo catering: o chef Alex Atala é o responsável pelo cardápio do café, do restaurante e da majlis — como é chamada a área informal de relaxamento, com decoração ao melhor estilo árabe, para os convidados do Comitê Olímpico do Qatar.
Será montada no pátio do casarão uma réplica de um souq, como o mercado de especiarias a céu aberto de Doha. Na mesma ala, haverá demonstrações de pintura de henna, oficinas de caligrafia árabe, cabine de fotos com vestimentas típicas e simulação de corrida de camelos em 3D. A entrada custa R$ 20 (e dá direito a dois pratinhos). Toda a verba será destinada a um projeto social.

Coca-Cola
Endereço: Armazém 3, Pier Mauá

Colômbia
Casa Colômbia Rio 2016
Endereço: Praça Marechal Âncora 95 – Praça 15 – Centro
Datas e horários de funcionamento: de 4 a 21 de agosto e de 5 a 18 de setembro, das 10h às 20h

Dinamarca
O Pavilhão Dinamarquês em Ipanema
Endereço: Praia de Ipanema, Posto 10 (próximo ao Praia Ipanema Hotel)
Datas e horários de funcionamento: de 2 a 21 de agosto, das 11h às 22h
A casa nacional dinamarquesa, na Praia de Ipanema, terá exibições interativas e experiências vindas diretamente da Dinamarca. O local contará com DJs e shows noturnos, além de bicicletas dinamarquesas em exposição e uma casa de brinquedos para as crianças.

Espaço Rio de Janeiro
Endereço: Rua Rodrigues Alves, 303 – Gamboa (Fábrica de Espetáculos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro)
Datas e horários de funcionamento: 1º até 21 de agosto, das 10h às 19h
O Espaço Rio de Janeiro será realizado em um imponente prédio histórico, com mais de 7 mil metros quadrados, em dois andares, apto a receber o público em uma inédita experiência de visitação. Situado em pleno Boulevard Olímpico (Orla Prefeito Luiz Paulo Conde), o primeiro pavimento do Espaço Rio de Janeiro será aberto ao público em geral, que poderá encontrar em suas dependências um vasto panorama do turismo e da cultura no Estado do Rio de Janeiro, além de atividades de parceiros e patrocinadores do evento. O segundo piso é reservado para investidores, empresários, executivos, autoridades governamentais e consulares, que terão acesso às oportunidades de investimentos e negócios que o Estado do Rio de Janeiro oferece em suas diversas regiões econômicas e industriais. Estão previstas mais de 100 horas de conteúdo negocial, nas palestras e seminários já programados para o evento.

Finlândia
Casa da Finlândia
Endereço: R. Visconde de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20010-060
Datas e horários de funcionamento: 13, 14 e 20 de agosto, das 10h às 18h, e 21 de agosto, das 10h às 16h
Na Casa Finlândia, o público poderá visitar o Papai Noel e conhecer um pouco da tradição finlandesa

França
Club France
Endereço: Sociedade Hípica Brasileira – Av. Borges de Medeiros, 2448 – Entrada pela Lagoa Rodrigo de Freitas.
Datas e horários de funcionamento: de 5 a 21 de agosto, de 12h às 2h
As principais competições serão transmitidas através de telões e será oferecido ao público uma praça de alimentação com food trucks de culinária francesa. Durante oito noites o Picadeiro Armando de Alencar será transformado numa pista de dança para receber 2 mil convidados e um DJ francês.
As comemorações das medalhas conquistadas pelas equipes francesas acontecerão no local, onde o público poderá conhecer os atletas. O estande do departamento de turismo da França terá a demonstração de algumas cidades famosas do pais reconhecido pela produção de vinhos e champanhe de alta qualidade. A entrada custa R$ 20.

Grã Bretanha
British House
Endereço: Jogos Olímpicos: Parque Lage – Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico e Jogos Paralímpicos: Shopping Metropolitano – Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1300 – Barra da Tijuca
Datas e horários de funcionamento: de 5 a 21 de agosto e de 7 a 18 de setembro, das 9h às 22h
A British House é a residência britânica oficial nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, um lugar para celebrar as vitórias do Team GB e do ParalympicsGB e apresentar o melhor do Reino Unido. Além de ser uma base para os atletas, a British House oferecerá um programa cultural e de negócios. Para visitar, é necessário registrar interesse no site e receber um convite, já que a entrada será limitada para pessoas registradas.

Holanda
Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 701 – Leblon (Clube Monte Líbano)

Hungria
Casa da Hungria
Endereço: Jockey Clube Brasileiro, Tribuna C, Praça Santos Dumont, 31 – Gávea
Datas e horários de funcionamento: de 5 a 22 agosto, das 15h às 17h
A Casa da Hungria foi projetada para irradiar um país moderno, em transformação e também apresentar a vibrante cidade de Budapeste, que foca no futuro, possui vitalidade abundante, uma nova mentalidade, e o potencial para a reinvenção. Os visitantes poderão sentir a cultura húngara na arte, arquitetura, tramas e bordados populares reinterpretados em uma decoração sofisticada, degustar da gastronomia, e descobrir as invenções húngaras; como o Cubo Mágico (que terá um réplica gigante no jardim). Além disso, uma exposição das 482 medalhas olímpicas húngaras, descobrirá os tesouros do país, e perceberá a riqueza que a água da Hungria representa para o mundo, ao conhecer o Aquabar; elemento-chave de design da Casa.

Jamaica
Endereço: Praça Santos Dumont, 31 – Gávea (Restaurante Prado Grill)

Governo Metropolitano de Tóquio
Culture & Tokyo in Rio
Endereço: Praça XV de Novembro, 48 – Centro, Paço Imperial
Datas e horários de funcionamento: 18 de agosto até 7 de setembro, das 12h às 19h (fechado às segundas-feiras)
O local apresentará um programa desenvolvido por artistas japoneses com base no tema Culture & Tokyo in Rio. "Turn", um projeto dirigido por Katsuhiko Hibino, um artista de destaque do Japão, é uma mostra de obras e workshops feita por artistas talentosos japoneses e brasileiros desenvolvidos a partir de sua atuação em instituições de assistência social no Brasil. Tokyo Caravan, um projeto dirigido por Hideki Noda, dramaturgo, diretor e ator de destaque no Japão, desenvolvido em conjunto entre artistas japoneses e brasileiros, a partir de uma oficina de fluxo misto cultural. E, no mesmo local, será realizada uma mostra com o tema Turismo em Tokyo, para mostrar ainda mais amplamente os encantos de Tóquio.

Japão – Tokyo 2020
Casa Japão – Tóquio 2020
Endereço: Cidade das Artes Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Datas e horários de funcionamento: de 5 a 21 de agosto e de 7 a 18 de setembro, das 12h às 20h (dias 7 de agosto e 17 de setembro somente por convite)
A Casa Japão recepcionará os atletas e seus familiares e todos os visitantes que quiserem ter uma experiência da renomada Omotenashi — hospitalidade japonesa.

México
Casa México
Endereço: Museu Histórico Nacional – Praça Marechal Âncora, Centro, Rio de Janeiro
Datas e horários de funcionamento: de 3 de agosto até 15 de setembro, das 10h às 17h30
A Casa México terá três exposições: uma mostra arqueológica, uma exposição interativa para crianças sobre a renomada pintora Frida Kahlo e uma homenagem à história do desenho gráfico latino-americano dos Jogos Olímpicos. Haverá também um espaço para explorar as possibilidades de turismo no México.

NBA
NBA House
Endereço: Armazém da Utopia (Boulevard Olímpico – Avenida Rodrigues Alves, Cais do Porto)
Datas e horários de funcionamento: de 12 a 21 de agosto, das 10 às 20h
A NBA House será um espaço temático da liga americana de basquete que promete ser o ponto de encontro para os fãs do esporte de todas as idades. No espaço de cerca de 3 mil m², onde são esperadas mais de 50 mil pessoas durante os dez dias de funcionamento, os visitantes encontrarão mascotes, atletas e lendas da NBA, além de ver de perto o Troféu Larry O’Brien (taça entregue aos campeões). Além disso, os fãs vão participar de desafios, concorrendo a brindes oficiais e prêmios exclusivos.

Panasonic
Panasonic Stadium of Wonders
Endereço: Anfiteatro do Morro da Urca
Datas e horários de funcionamento: 7 a 21 de agosto, das 10h às 20h
No local será exibido um curta chamado Stadium of Wonders. Os visitantes poderão conhecer diversas tecnologias de ponta e também apreciar conteúdos sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Portugal
Navio Escola de Sagres / Casa de Portugal Rio 2016
Endereço: Ilha das Cobras
Datas e horários de funcionamento: de 3 a 22 de agosto, de 10h às 23h
A casa de Portugal será em um navio que estará atracado no cais da Marinha do Brasil, próximo da Praça Mauá. O local contará um pouco da história do país, que se mistura com a história brasileira.

Navio Escola de Sagres

PyeongChang
Casa PyeongChang
Endereço: Quiosques QL03/ QL04 – Avenida Atlântica – Praia de Copacabana (Leme)
Datas e horários de funcionamento: de 4 até 21 de agosto e de 7 até 18 de setembro
Os visitantes poderão visualizar e experimentar a atmosfera dos próximos Jogos Olímpicos de Inverno, que ocorrerão no condado sul-coreano. Dentro da casa, os visitantes serão capazes de experimentar esportes de inverno através de realidade virtual, enquanto no palco exterior (de frente para a praia), haverá degustação de comida coreana e performances como K-POP, Taekwondo, música clássica coreana e break-dancing.

República Tcheca
Casa Tcheca
Endereço: Av. das Américas 3434, Barra de Tijuca
Datas e horários de funcionamento: de 5 a 21 de agosto, das 11h às 24h
A Casa Tcheca trará a história do país, além de informações sobre educação, ciência, cultura. Além disso haverá degustação de comida local e degustação de cerveja tcheca, além de comemorações dos atletas.

Suíça
Baixo Suíça 2016
Endereço: Campo de beisebol, na Lagoa Rodrigo de Freitas
Datas e horários de funcionamento: de 1º de agosto a 18 de setembro, das 11h às 23h
O Baixo Suíça vai receber visitantes e atletas de todo o mundo, proporcionando um encontro com a Suíça. O espaço contará com três casas e um parque ao ar livre situado à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas. Entre as atividades estão uma pista de patinação de gelo sintético ao ar livre de 200 m², uma pista de corrida com o sistema de cronometragem e típicas atrações turísticas suíças, como uma gôndola giratória, um trem suíço e um globo de neve gigante. O Baixo Suíça também terá uma área de alimentação para agradar todos os paladares com especialidades do país.

Casa Suíça

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fim do Silêncio ou Grito Silencioso

Mais Vida