quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Cristo e Dostoyevsky

Cristo na Tormenta, de Rembrandt

"Sou filho deste século, filho da incredulidade e das dúvidas, e continuarei a sê-lo até o dia da minha morte.  Mas a minha sede de fé sempre me causou uma profunda tortura.  Vez por outra, Deus envia-me momentos de calma total, e foi nesses momentos que formulei o meu credo pessoal: o de que ninguém é mais belo, profundo, compreensivo, conforme à razão, viril e perfeito  que Cristo.  Mas, além disso - e digo-o com um amor entusiasta - não pode haver nada melhor. Mais ainda: se alguém me provasse que Cristo não é a Verdade, e se provasse que a Verdade está fora de Cristo, preferiria ficar com Cristo a ficar com a verdade".  (Fyodor Mikhaylovich Dostoyevsky) 

Encontrei esta citação no livro 'Mitologias modernas', de José Ramón Ayllon (Editora Quadrante).  As palavras do escritor russo exprimem exatamente o que penso e sinto sobre Jesus Cristo e a existência de Deus.

6 comentários:

Anderson Wasser disse...

É nos momentos de calma que tomamos as mais sábias decisões. Os momentos de tormenta chegam e passam, e graças a nossa fé consolidada nos bons momentos é que continuamos de pé até hoje!
Parabéns por resgatar Dostoyevsky pra gente!!!

Stella disse...

Bom dia, Anderson! Acho que hoje você vai levantar mais tarde, se ainda estava acordado às 2:31! Que este seja um daqueles dias de calma e alegria. Um abraço, S.

Anderson Wasser disse...

Ahahaha... Sabe que nem fazia idéia de que horas postei isto? Mas como estava muuuito calmo - pois sabia que ia me dar o direito de dormir até mais tarde no domingo - nem me atentei na hora no canto do notebook (rs!). Mas como agora é 23:37 de domingo e amanhã tenho que acordar cedo... Até outra postagem legal!

Stella disse...

:-)

Vanderlei Andrade disse...

Isso está em uma carta a Mme. N. D. Fonvisin (1854)

Stella disse...

Obrigada, pela informação Vanderlei Andrade!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fim do Silêncio ou Grito Silencioso

Mais Vida