quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Escola Municipal João de Deus


Jornal Futura - 11/08/2010

Luciana Landrino há vinte anos é diretora da Escola Municipal João de Deus. Nos primeiros 4:25 minutos da entrevista do Canal Futura, Luciana conta como a leitura e a produção de textos melhorou o desempenho dos estudantes da escola. Em 2009, a média das nota no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos alunos do pequeno colégio da Penha Circular foi 7,8. Essa nota foi superior a de todas as outras escolas do Rio de Janeiro, inclusive particulares.

Toda semana os 298 alunos do ensino fundamental levam 2 livros para casa. As meninas amam poesia e os meninos adoram Ziraldo. Os mais velhos já lêem Ferreira Gullar, Adélia Prado, Shakespeare. Outros favoritos são Cecília Meireles, Vinícius e Machado de Assis. A mesma receita foi usada pela professora Marva Collins com estudantes das escolas públicas de Chicago. Crianças precisam entrar em contato com as obras clássicas, inspirar-se e treinar a sensibilidade para o belo. São verdades básicas que funcionam em qualquer tempo e lugar.

"Amai a arte por ela mesma e então ser-vos-á dado tudo quanto necessiteis. Esta devoção à beleza e à criação das coisas magníficas é a pedra de toque de todas as grandes nações civilizadas." (Oscar Wilde - O Renascimento Inglês da Arte)

"A única coisa que a água não leva é o conhecimento." (Luciana Landrino)


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fim do Silêncio ou Grito Silencioso

Mais Vida