sábado, 20 de outubro de 2007

Dostoievski sabia do que falava



Deves amar tudo o que Deus criou, tanto o universo como o ínfimo grão de areia. Amar a folha pequenina como também cada raio de sol. Os animais e as plantas. Se amares todas as coisas, atingirás o mistério divino que nelas habita e assim, dia a dia, tua capacidade de perceber a verdade aumentará, e a tua consciência se abrirá a um amor que abrange tudo. (Fiodor Dostoievsky)

3 comentários:

Anônimo disse...

Essa citação não podia ser mais verdadeira. Somente recentemente que percebi a diferença de olhar o mundo por um outro ângulo, de otimismo e alegria.
Um dia, voltando para casa com a minha amiga, como sempre eu olhava para o chão com medo de pisar em alguma coisa desagradável, e minha amiga, ao meu lado, observava as pessoas e o mundo ao seu redor, cantarolando alegremente. Ao passar por debaixo do viaduto (um lugar não muito agradável), ela me fala para deixar de olhar para baixo, e me mostra uma parede, dizendo que adora os desenhos nela pintada, e eu nunca havia reparado naquela parede antes. Após observar a parede, voltei meus olhos para o chão novamente, e minha amiga me manda olhar para frente e apreciar o céu. Nesse mesmo momento perguntei: "E se eu pisar em algo?", e ela me respondeu: "Aí você se limpa em casa, cantando".
Essa foi uma lição ensinada por uma jovem de 16 anos! Nunca julgue uma pessoa por sua idade.

stella halley disse...

Sua amiga tem razão! E que bom que você pôde aprender com ela. Realmente é muito melhor olhar a vida com alegria e otimismo. Cantar, então, ou ouvir música ao fazer tarefas que não são nossas favoritas, torna tudo melhor. Isso é viver com sabedoria. Tem velhinho por aí que não sabe isso...

stella halley disse...

Caro Anonimo,
Antes de olhar o céu, a bela vegetação e curiosidades variadas, daria uma varredura visual 50 ms à frente. Assim você aproveita o dia e evitar pisar nos dejetos caninos, cair num buraco da calçada ou tropeçar nas raízes expostas de alguma figueira. Minha mãe precisou de muita fisioterapia para consertar o pé!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fim do Silêncio ou Grito Silencioso

Mais Vida