domingo, 3 de novembro de 2019

Gratidão

Dia Nacional de Ação de Graças

(artigo de Regina Queiroz para "O Padroeiro" - publicação do Santuário de São Judas Tadeu no Cosme Velho - mês de Novembro de 2019)


"Chegando novamente a novembro, volto ao tema da gratidão. somos suficientemente agradecidos a Deus por tudo o que Ele nos vem dando desde o nosso início?
Nós nos consideramos civilizados, educados e religiosos, mas será que no dia a dia sentimos necessidade de nos voltarmos para o Criador e agradecer pelas bênçãos que recebemos?
Outro dia achei uma oração dos índios da tribo iroquois, da América do Norte, que é uma lição para nós. Ela começa dizendo a Deus (para eles, o Grande Espírito), que eles se apresentam para louvá-lo e agradecer por ter criado os seres humanos, a terra, que dá o sustento, assim como a água que sai da terra e mitiga a sede de todos, plantas, homens e animais. Eles agradecem pelas árvores que lhes dão frutos e sombra, pelas forças da natureza, pela luz do sol, pela escuridão da noite, pela beleza do luar e agradecem pelos pontinhos brilhantes no céu, as estrelas, que sinalizam sua caminhada.
E continuam enumerando tudo pelo qual eles são gratos, inclusive pelas pessoas de outra fé, para quem pedem que possam continuar em sua crença e terminam agradecendo por todos os que são gratos.
Achei lindíssima essa oração de um povo que foi quase todo exterminado pelos descobridores e colonizadores da América, e que, assim como nossos próprios índios brasileiros, mantém seu respeito à natureza, agradecem seus frutos e bênçãos, apesar de viverem uma era de incertezas, de ameaças não somente de perderem suas terras, mas ainda mais, as próprias vidas.
Os leitores que acompanham novelas, devem ter ouvido e visto numa delas o depoimento tocante de um tapuia, que mostra o quanto as terras indígenas estão sendo aviltadas, desrespeitadas e sacrificadas a um poder econômico cego e insensível às consequências para o futuro.
Temos a pretensão de sermos mais do que os "selvagens", mas eles nos dão mostra de uma sabedoria muito superior, pois convivem em harmonia com Deus e com a natureza, a quem agradecem sem cessar.
Oportunamente nosso Santo Papa convocou o Sínodo da Amazônia, em que prioriza a atenção e o respeito que deve ser dado aos povos indígenas, conforme seu pronunciamento recente: "os povos amazônicos possuem entidade própria, sabedoria própria, consciência de si. Eles têm uma maneira de ver a realidade e tendem a ser protagonistas da própria história." E mais: "que nos aproximemos (deles) sem o afã empresarial de fazer programas pré-confeccionados de disciplinar os povos amazônicos, disciplinar sua história e cultura. Isso não!"
Tenho a certeza de que os povos amazônicos já estão agradecendo por este homem iluminado, que nos adverte e nos faz lembrar do grande ensinamento da nossa doutrina: amar o próximo como a nós mesmos.
Talvez o que mais faz falta nos nossos dias é saber agradecer, pois quando agradecemos, acaba em nós toda arrogância e pretensão de sermos mais do que os outros.
Então, neste mês em que celebramos o dia internacional da gratidão, peçamos a Deus que zele por nós e por todo o nosso povo e peçamos a Ele, que tem nos dado tanto, mais uma coisa: um coração agradecido.
No dia 28 de novembro vamos celebrar o dia de Ação de Graças com muita alegria, muita esperança e fé que o amor prevaleça sobre a ambição e que nossos irmãos, os legítimos donos da terra, tenham seus direitos respeitados.
Finalmente, lembremos que alguns têm alimento, mas não podem comer e outros não tem o que comer, mas nós temos alimento e podemos comer. Então vamos tomar um tempo para agradecer ao Senhor"

Regina Queiroz
Coordenadora da Pastoral do Dízimo



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fim do Silêncio ou Grito Silencioso

Mais Vida