Há 90 anos, em Marktl, às margens do rio Inn, nascia um menino que os pais chamaram de Jose. O dia estava frio e havia neve, mas a família católica alegrou-se que o filho caçula nascesse no Sábado Santo, véspera da Páscoa. Dois anos depois, a família mudou-se para Tittmoning, pequena cidade cortada pelo rio Salzach. Era um período difícil na Alemanha e na Áustria, país vizinho; havia pobreza e instabilidade. A luta entre os partidos políticos causava inimizade entre as pessoa. No final de 1932, a família precisou mudar-se mais uma vez, pois o pai de Jose, George e Maria tinha se exposto demais, enfrentando a violência dos camisas "marrom" durante os comícios. Apesar da mudança, aos poucos o nacional-socialismo (nazismo) ia transformando até a vida nas pequenas cidades. Em 1935, George entrou para o seminário arquiepiscopal, onde foi seguido por Jose na Páscoa de 1939.
Veio a guerra, o seminário de Traunstein foi fechado, sendo transformado em hospital militar. Em 1943, aos 16 anos, Jose teve que aceitar um "internato" bem estranho, difícil para um menino que amava os livros e era tão pouco afeito aos esportes ou a vida militar. Os seminaristas nascidos em 1926-1927 foram levados para a Flak, em Munique. Mas foi possível continuar assistindo às aulas no ginásio Max, três vezes por semana, enquanto a cidade caía em ruínas. O grupo do seminário considerou a invasão dos aliados ocidentais na França como sinal de esperança. No final de 1945, George e Jose puderam voltar ao seminário. Sessenta anos mais tarde, Jose tornou-se o Papa Bento XVI, aceitando por algum tempo a missão de orientar a renovação da Igreja de Jesus Cristo, que ele tanto ama. Feliz Aniversário Papa emérito Bento XVI!
“Todos na Igreja temos uma grande dívida de gratidão para com Joseph Ratzinger-Bento XVI pela profundidade e o equilíbrio do seu pensamento teológico, vivido sempre ao serviço da Igreja, até às responsabilidades mais elevadas”, o Papa Francisco escreve, no prefácio da nova biografia do agora Papa emérito, ‘Servidor de Deus e da humanidade’.
Nenhum comentário:
Postar um comentário