quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Petrópolis - Cidade Imperial

A Cidade de Pedro II

Pousada Monte Imperial Keller
Museu Imperial
Museu de Cera

Quem só viu a arborizada Petrópolis de passagem, talvez não perceba toda grandeza de seus encantos. Foi exatamente o que me aconteceu, até que me hospedei por alguns dias na Pousada Monte Imperial, na avenida Koeller, e pude bater perna, sem nenhuma pressa, pelo Centro Histórico da cidade favorita de Pedro II. Nessa região, a Catedral de São Pedro de Alcântara domina o cenário. Seu campanário pode ser visto de vários pontos da cidade, sendo iluminado à noite em tons de roxo e amarelo - enquanto os sinos tocam às 7:30 e às 18 horas, chamando para a Missa. Visitamos o Palácio de Cristal, a Cervejaria Bohemia e o interior da bela catedral.

Na visita ao Museu Imperial me encantaram a elegância de sua arquitetura, os jardins do palácio e o escritório de Dom Pedro II, onde se destaca uma luneta e o primeiro telefone do Brasil. O imperador brasileiro ficou maravilhado com a invenção de Graham Bell na exposição da Filadélfia, em 1876. Fosse hoje em dia, já estaria muito atualizado, conectando-se com os colegas cientistas através de um smartphone. Dom Pedro foi também a primeira pessoa a comprar ações da Bell Telephone Company, a companhia de G. Bell. No site da Oi, há uma história em quadrinhos para crianças sobre o encontro entre os dois na exposição da Filadélfia.

Na próxima visita a Petrópolis, voltarei ao Museu para tomar um chá, e hei de assistir à Missa das seis na catedral. Também quero conhecer a Cervejaria Cidade Imperial e o Museu do Colono, que fica fora do Centro Histórico. Mal posso esperar! No site da Livraria do Congresso Americano há um verbete dedicado à visita de Dom Pedro II aos Estados Unidos.
Catedral vista da avenida Koeller
Catedral São Pedro de Alcântara
Palácio de Cristal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Forca

Fim do Silêncio ou Grito Silencioso

Mais Vida