quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Petrópolis - Cidade Imperial

A Cidade de Pedro II

Pousada Monte Imperial Keller
Museu Imperial
Museu de Cera

Quem só viu a arborizada Petrópolis de passagem, talvez não perceba toda grandeza de seus encantos. Foi exatamente o que me aconteceu, até que me hospedei por alguns dias na Pousada Monte Imperial, na avenida Koeller, e pude bater perna, sem nenhuma pressa, pelo Centro Histórico da cidade favorita de Pedro II. Nessa região, a Catedral de São Pedro de Alcântara domina o cenário. Seu campanário pode ser visto de vários pontos da cidade, sendo iluminado à noite em tons de roxo e amarelo - enquanto os sinos tocam às 7:30 e às 18 horas, chamando para a Missa. Visitamos o Palácio de Cristal, a Cervejaria Bohemia e o interior da bela catedral.

Na visita ao Museu Imperial me encantaram a elegância de sua arquitetura, os jardins do palácio e o escritório de Dom Pedro II, onde se destaca uma luneta e o primeiro telefone do Brasil. O imperador brasileiro ficou maravilhado com a invenção de Graham Bell na exposição da Filadélfia, em 1876. Fosse hoje em dia, já estaria muito atualizado, conectando-se com os colegas cientistas através de um smartphone. Dom Pedro foi também a primeira pessoa a comprar ações da Bell Telephone Company, a companhia de G. Bell. No site da Oi, há uma história em quadrinhos para crianças sobre o encontro entre os dois na exposição da Filadélfia.

Na próxima visita a Petrópolis, voltarei ao Museu para tomar um chá, e hei de assistir à Missa das seis na catedral. Também quero conhecer a Cervejaria Cidade Imperial e o Museu do Colono, que fica fora do Centro Histórico. Mal posso esperar! No site da Livraria do Congresso Americano há um verbete dedicado à visita de Dom Pedro II aos Estados Unidos.
Catedral vista da avenida Koeller
Catedral São Pedro de Alcântara
Palácio de Cristal

2 comentários:

Anônimo disse...

Mate. Este blog é incrível. Como posso fazer com que pareça tão bom?

Stella disse...

Obrigada, caro Anônimo! Volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fim do Silêncio ou Grito Silencioso

Mais Vida