terça-feira, 11 de março de 2008

Manejo do Estresse e Sentimentos Negativos


(foto de Pedro Daudt - Amazônia)

Se você é tomado por uma emoção violenta ou sente-se sobrecarregado de tensões e não sabe como agir, aqui vão algumas iniciativas benéficas:

1- Conscientizar-se das emoções

2- Cuidar de si mesmo: Respiração lenta, profunda. Massagens, relaxamento, banhos quentes.

3- Distraia-se, com algo que lhe seja agradável. Algumas pessoas gostam de cantar, pintar, sair para esfriar a cabeça. O contato com a NATUREZA tem efeito restaurador. Tanto faz, desde que afaste seus pensamentos do motivo do aborrecimento.

4- PRATIQUE UMA ATIVIDADE FÍSICA com regularidade. Exercitar o corpo também cura a mente.

5- Mantenha uma atitude positiva e confiante.

6- O otimismo se cultiva e interfere positivamente na ativação da amígdala cerebral. As adversidades imaginadas ou vividas são resultado da ativação das mesmas estruturas do cérebro. O córtex cerebral vê e imagina; a amígdala cerebral vivencia e evoca sensações.

7- Isso vale para a ativação do sistema de recompensa. Portanto, IMAGINE-SE realizando tarefas agradáveis e bem-sucedidas. Assim você aumenta suas chances de realizá-las com sucesso.

8- Cultive os seus relacionamentos, pois o isolamento é fator de estresse. Seja solidário. Identifique a necessidade das outras pessoas e ofereça ajuda. Uma das maiores fontes de bem-estar é a sensação de sermos úteis.

9-Eduque-se e assuma responsabilidades. Sabia que pessoas com pós-graduação vivem mais?

10-Busque e ofereça carinho. Um simples abraço intensifica a produção de ocitocina, hormônio que facilita a aproximação entre as pessoas, reduz a ansiedade, medos e fobias.

Não é à toa que todos buscamos amar e ser amados. O amor verdadeiro nos deixa mais complacentes, tolerantes, tranqüiliza, promove a formação de laços afetivos duradouros com quem nos faz bem.
(Fique de bem com seu cérebro, de Suzana Herculano-Houzel)
Depois da descoberta dos exames de imagem cerebral, comprovaram-se cientificamente os benefícios dos princípios cristãos. Há 2000 anos, Jesus Cristo ensinou-nos que o caminho para a felicidade passava pela prática da Fé, Esperança e Caridade. Não é um bom resumo das prescrições acima?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fim do Silêncio ou Grito Silencioso

Mais Vida