terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Caminho da Longevidade

Uma pessoa pode fazer a si mesma feliz, ou miseravelmente infeliz, independentemente do que está acontecendo fora, apenas mudando os conteúdos da consciência
MIHALY CSIKSZENTMIHALYI

"Nosso estado emocional, atitudes e crenças têm relação direta com a nossa saúde. A vida é um processo de escolhas contínuas e diárias, muito pessoais e particulares, e à medida que o tempo passa cada um de nós vai tecendo a teia de suas experiências. Quanto mais alguém for consciente de sua própria responsabilidade na criação dessas experiências, mais força terá para mudar suas atitudes."

O cardiologista Jairo Mancilha e o psiquiatra Luiz Alberto Py entrevistaram um grupo de pessoas longevas a respeito de seu estilo de vida. Analisaram a saúde física, mental e emocional de 19 homens e mulheres que chegaram e passaram dos 90 anos esbanjando vitalidade. Os médicos verificaram o que essas pessoas tinham em comum, e o resultado já é conhecido pela maioria: exercício, alimentação saudável, otimismo, permanecer ativo e útil aos outros, aprender a perdoar e manter viva a sua espiritualidade.

"O famoso médico Kenneth Cooper, autor de diversos livros sobre a manutenção da saúde através de exercícios, publicou em 1995 um livro intitulado It's Better to Believe (publicado no Brasil em 1998 sob o título É Melhor Acreditar). O nome do livro diz tudo a respeito de seu conteúdo." 

A experiência de Cooper e de outros autores constata que existe um forte elo entre a fé e a saúde. O desenvolvimento da espiritualidade faz parte do processo de harmonização do ser humano. Vale a pena dar atenção a seus valores e crenças. No topo da lista das virtudes que devemos exercitar está a caridade, a "manifestação mais pura do amor ao próximo. Temos uma tendência natural para o amor como fonte de vida. É difícil imaginar como alguém possa ter uma vida longa e feliz sem amor em seu coração."

(O Caminho da Longevidade - Jairo Mancilha, Luiz Alberto Py, editora Rocco, 2001)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fim do Silêncio ou Grito Silencioso

Mais Vida