quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Maravilhas do Estado RJ

7 Maravilhas Gastronômicas do Rio de Janeiro

srzd
As maravilhas do Estado do Rio Janeiro não se resumem às belezas da Cidade Maravilhosa, Búzios ou Paraty. Há muito o que descobrir nos 92 municípios do estado. Pode-se começar por um roteiro gastronômico, ao qual não pode faltar uma visita ao Bar do Chuveiro, uma casa que vende pastéis deliciosos há mais de 25 anos. O Projeto Maravilhas quer traçar um mapa da culinária fluminense, realizando um inventário gastronômico do estado. Participem e prestigiem o que há de bom em nossa terra. Vote na sua maravilha!

O bar do Chuveiro fica no km 497 da BR 101. Ou no km 112,5 da Rio-Santos, pouco antes do Bracuí, no sentido Angra-Paraty, de acordo com o site do Sidney Rezende. Tel: (24) 3363-1049. Funciona de terça a domingo, das 9 às 22h. Estive lá com o marido em 2011 e sonho voltar!

domingo, 22 de setembro de 2013

Giorgio Vasari - A Origem do Desenho e da Perfeição

The Adoration of the Child - Fra Bartolommeo
Introdução a Vidas dos Pintores, Escultores e Arquitetos

"A maior parte dos escritores afirma que a pintura e a escultura foram descobertas dos Egípcios; outros atribuem aos Caldeus as primeiras figuras em relevo e aos Gregos a invenção do pincel e da cor. Mas eu sustento que o desenho, este princípio criador e revigorante da pintura e da escultura, possuía já toda sua perfeição desde a origem das coisas. 

Quando Deus criou o mundo e adornou o céu de corpos luminosos, Ele cruzou a limpidez do ar com sua mente, desceu sobre a terra e formou o homem. Quem pois ousará dizer que esse modelo elaborado pela mão do Todo-Poderoso não oferece o tipo perfeito de todas as belezas que reclama a escultura, e a suavidade e o choque harmonioso das luzes e sombras que busca a pintura?

O divino arquiteto do tempo e da natureza não tirou inadvertidamente do barro a primeira imagem do homem. Ele quis mostrar que a perfeição deve surgir da imperfeição. Assim vemos os escultores e pintores corrigir, apagar e retocar seus projetos antes de leva-los ao ponto que desejam."
(Vida dos Artistas, Giorgio Vasari - editora Martins Fontes)

Giorgio Vasari

Giorgio Vasari foi um pintor italiano, também escritor e arquiteto, considerado o primeiro historiador da Arte. Sua famosa obra "Le Vite de’ più eccellenti pittori, scultori, ed architettori", dedicado ao Duque de Médici, foi publicado em 1550. O livro foi reescrito e ampliado em 1568, com a adição do retrato dos artistas. (ikono)

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Stella - O Carro Solar da Familia

Stella é movido a energia solar
O carro projetado pela equipe da Universidade Tecnológica de Eindhoven, na Holanda comporta quatro pessoas, por isso foi chamado de "primeiro carro solar para a família". 


Painéis específicos colocados no teto do automóvel, permitem que ele produza mais energia do que consome, fazendo com que armazene eletricidade o suficiente para percorrer 600 km sem precisar da luz solar. O design futurista do veículo tem explicação: ele é largo para obter a maior quantidade de luz solar possível e suas linhas aerodinâmicas melhoram a eficiência de seus movimentos. Veja o carro em ação! (OlharNews)

domingo, 1 de setembro de 2013

Rio Pós JMJ 2013

Um Mês depois da JMJ 2013

22 julho 2013
A Jornada Mundial da Juventude 2013 enfeitou o Rio de Janeiro com um povo alegre, incansável, cheio de fé e entusiasmo com a religião. Jovens no espírito, meu irmão, minha cunhada e eu fomos saudar o Papa Francisco no Centro da Cidade, logo no primeiro dia. Foi um caso coletivo de amor à primeira vista. Antevíamos a chegada do papamóvel pela multidão em volta, levantando os braços para capturar o Pontífice nos celulares. Houve até o caso de um "Zaqueu" moderno, que foi obrigado a descer da árvore por um policial zeloso, enquanto o povo em volta gritava "deixa, deixa".


Na volta, o metrô não deu conta de tanta gente; as estações próximas estavam fechadas. Sem problema, como verdadeiros peregrinos, caminhamos da Cinelândia a Laranjeiras a pé, comentando tudo o que tínhamos presenciado. Nos outros dias acompanhamos cada passo do doce representante de Cristo na Terra pela televisão. Minha cunhada, muito esperta, ficou atenta ao ruído dos helicópteros, e teve a sorte de ver Francisco de perto, descendo de carro do Sumaré pela rua Mario Portela. Ele se foi, mas ficou a amizade, as imagens dos três milhões e meio de fiéis nas areias de Copacabana, emoldurados pelo mar e pelas montanhas cariocas. E temos conosco a esperança do reencontro. Até 2017 em Aparecida!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Forca

Fim do Silêncio ou Grito Silencioso

Mais Vida