domingo, 17 de julho de 2016

Olimpiada 2016 - Rio de Janeiro - Casas Tematicas

O céu está mais azul do que nunca, o clima agradável, o Aedes parece que tirou férias, os tapumes das obras, que nos atormentaram por tanto tempo, começam a ser removidos. Tudo parece contribuir para que a Olimpíada 2016 no Rio de Janeiro seja um sucesso. Além das competições esportivas, haverá uma intensa programação cultural na cidade, em agosto e setembro.

Praça Mauá - Museu MAR
O CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil) vai funcionar a semana toda, sem interrupção. Ali vai ser exibida a mostra "O triunfo da cor. O pós-impressionismo", com parte do acervo dos museus d'Orsay e l'Orangerie (Paris). No MAR (Museu de Arte do Rio) já se pode visitar a exposição Leopoldina, princesa da Independência, das artes e das ciências”, sobre a vida da primeira esposa do imperador Pedro I, que afeiçoou-se ao Brasil e defendeu a causa de sua independência nas cortes europeias. A exposição fica até março de 2017. Oba! Horário: de terça a domingo, de 10 às 17 horas.

A estação do trenzinho do Corcovado, que leva os visitantes até a estátua do Cristo Redentor, vai funcionar de 7 às 22 horas, a partir de 1º de agosto de 2016. 

Teremos também uma boa oportunidade para tomar contato com a cultura e gastronomia de vários países participantes dos Jogos, visitando as 25 Casas Temáticas abertas ao público, que estarão espalhadas pelo Centro, Barra da Tijuca e Zona Sul do Rio de Janeiro. Abaixo uma seleção desses espaços: (Fonte: Cidade Olímpica)

África   
Casa da África
Endereço: Casa Shopping – Av. Ayrton Senna, 2150 – Barra da Tijuca
Datas e horários de funcionamento: 1º a 21 de agosto, das 12h às 22h
A Casa da África será a casa de hospitalidade que representará o maior número de países. Dezenas de países africanos apresentarão a cultura e a gastronomia durante os Jogo Rio 2016.

Alemanha
OliAle – Alemanha na Praia
Endereço: Praia do Leblon (Em frente ao número 12 da Av. Delfim Moreira, ao lado do Canal do Jardim de Alah)
Datas e horários de funcionamento: de 4 de agosto até de 18 setembro, das 14h30 às 21h30
A Alemanha expõe o lado moderno, festivo e multicultural do país no pavilhão OliAle. O local trará informações sobre arte, cultura, tecnologia, música, gastronomia típica, exposições, além de atividades esportivas e lúdicas e a transmissão ao vivo das competições esportivas. A programação inclui atividades para crianças, jovens e adultos. Haverá torneios, prêmios especiais e até workshop de cerveja artesanal.

Austrália
Casa Austrália
Endereço: Centro de Convenções Bolsa do Rio, Praça XV de Novembro, 20, Térreo – Centro
Datas e horários de funcionamento: de 6 a 12 de agosto, das 11h às 19h
O local terá exposição fotográfica sobre inovações australianas, experiência de turismo em realidade virtual 360° e seminários de educação para pessoas interessadas em estudar no país.

Áustria
Casa da Áustria Rio 2016
Endereço: Av. Venceslau Brás, 72 – Urca (sede do Clube Botafogo)
Datas e horários de funcionamento: 5 a 21 de agosto, das 10h às 23h (inauguração em 4 de agosto)
A Casa da Áustria convida para conhecer a cultura e a hospitalidade austríaca com músicas típicas, especialidades culinárias e muito mais.

Casa Austria

Brasil
Casa Brasil
Endereço: Avenida Rodrigues Alves, 10, Armazém 2, Gamboa
Datas e horários de funcionamento: de 4 de agosto até 18 de setembro, das 10h às 20h
O espaço de promoção do Brasil e referência do Governo Federal durante a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, terá como objetivo fortalecer a imagem do país ressaltando o potencial turístico, cultural, esportivo e de negócios.

Catar
Bayt Qatar
Endereço: Rua General Severiano, 159 – Botafogo (casa Daros Rio)
Datas e horários de funcionamento: de 4 a 21 de agosto, de domingo a quinta das 15h às 22h, sextas e sábados, das 15h às 24h
A Bayt Qatar, promete ter todo o luxo que se espera de uma recepção organizada pelo país. A começar pelo catering: o chef Alex Atala é o responsável pelo cardápio do café, do restaurante e da majlis — como é chamada a área informal de relaxamento, com decoração ao melhor estilo árabe, para os convidados do Comitê Olímpico do Qatar.
Será montada no pátio do casarão uma réplica de um souq, como o mercado de especiarias a céu aberto de Doha. Na mesma ala, haverá demonstrações de pintura de henna, oficinas de caligrafia árabe, cabine de fotos com vestimentas típicas e simulação de corrida de camelos em 3D. A entrada custa R$ 20 (e dá direito a dois pratinhos). Toda a verba será destinada a um projeto social.

Coca-Cola
Endereço: Armazém 3, Pier Mauá

Colômbia
Casa Colômbia Rio 2016
Endereço: Praça Marechal Âncora 95 – Praça 15 – Centro
Datas e horários de funcionamento: de 4 a 21 de agosto e de 5 a 18 de setembro, das 10h às 20h

Dinamarca
O Pavilhão Dinamarquês em Ipanema
Endereço: Praia de Ipanema, Posto 10 (próximo ao Praia Ipanema Hotel)
Datas e horários de funcionamento: de 2 a 21 de agosto, das 11h às 22h
A casa nacional dinamarquesa, na Praia de Ipanema, terá exibições interativas e experiências vindas diretamente da Dinamarca. O local contará com DJs e shows noturnos, além de bicicletas dinamarquesas em exposição e uma casa de brinquedos para as crianças.

Espaço Rio de Janeiro
Endereço: Rua Rodrigues Alves, 303 – Gamboa (Fábrica de Espetáculos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro)
Datas e horários de funcionamento: 1º até 21 de agosto, das 10h às 19h
O Espaço Rio de Janeiro será realizado em um imponente prédio histórico, com mais de 7 mil metros quadrados, em dois andares, apto a receber o público em uma inédita experiência de visitação. Situado em pleno Boulevard Olímpico (Orla Prefeito Luiz Paulo Conde), o primeiro pavimento do Espaço Rio de Janeiro será aberto ao público em geral, que poderá encontrar em suas dependências um vasto panorama do turismo e da cultura no Estado do Rio de Janeiro, além de atividades de parceiros e patrocinadores do evento. O segundo piso é reservado para investidores, empresários, executivos, autoridades governamentais e consulares, que terão acesso às oportunidades de investimentos e negócios que o Estado do Rio de Janeiro oferece em suas diversas regiões econômicas e industriais. Estão previstas mais de 100 horas de conteúdo negocial, nas palestras e seminários já programados para o evento.

Finlândia
Casa da Finlândia
Endereço: R. Visconde de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20010-060
Datas e horários de funcionamento: 13, 14 e 20 de agosto, das 10h às 18h, e 21 de agosto, das 10h às 16h
Na Casa Finlândia, o público poderá visitar o Papai Noel e conhecer um pouco da tradição finlandesa

França
Club France
Endereço: Sociedade Hípica Brasileira – Av. Borges de Medeiros, 2448 – Entrada pela Lagoa Rodrigo de Freitas.
Datas e horários de funcionamento: de 5 a 21 de agosto, de 12h às 2h
As principais competições serão transmitidas através de telões e será oferecido ao público uma praça de alimentação com food trucks de culinária francesa. Durante oito noites o Picadeiro Armando de Alencar será transformado numa pista de dança para receber 2 mil convidados e um DJ francês.
As comemorações das medalhas conquistadas pelas equipes francesas acontecerão no local, onde o público poderá conhecer os atletas. O estande do departamento de turismo da França terá a demonstração de algumas cidades famosas do pais reconhecido pela produção de vinhos e champanhe de alta qualidade. A entrada custa R$ 20.

Grã Bretanha
British House
Endereço: Jogos Olímpicos: Parque Lage – Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico e Jogos Paralímpicos: Shopping Metropolitano – Av. Embaixador Abelardo Bueno, 1300 – Barra da Tijuca
Datas e horários de funcionamento: de 5 a 21 de agosto e de 7 a 18 de setembro, das 9h às 22h
A British House é a residência britânica oficial nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, um lugar para celebrar as vitórias do Team GB e do ParalympicsGB e apresentar o melhor do Reino Unido. Além de ser uma base para os atletas, a British House oferecerá um programa cultural e de negócios. Para visitar, é necessário registrar interesse no site e receber um convite, já que a entrada será limitada para pessoas registradas.

Holanda
Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 701 – Leblon (Clube Monte Líbano)

Hungria
Casa da Hungria
Endereço: Jockey Clube Brasileiro, Tribuna C, Praça Santos Dumont, 31 – Gávea
Datas e horários de funcionamento: de 5 a 22 agosto, das 15h às 17h
A Casa da Hungria foi projetada para irradiar um país moderno, em transformação e também apresentar a vibrante cidade de Budapeste, que foca no futuro, possui vitalidade abundante, uma nova mentalidade, e o potencial para a reinvenção. Os visitantes poderão sentir a cultura húngara na arte, arquitetura, tramas e bordados populares reinterpretados em uma decoração sofisticada, degustar da gastronomia, e descobrir as invenções húngaras; como o Cubo Mágico (que terá um réplica gigante no jardim). Além disso, uma exposição das 482 medalhas olímpicas húngaras, descobrirá os tesouros do país, e perceberá a riqueza que a água da Hungria representa para o mundo, ao conhecer o Aquabar; elemento-chave de design da Casa.

Jamaica
Endereço: Praça Santos Dumont, 31 – Gávea (Restaurante Prado Grill)

Governo Metropolitano de Tóquio
Culture & Tokyo in Rio
Endereço: Praça XV de Novembro, 48 – Centro, Paço Imperial
Datas e horários de funcionamento: 18 de agosto até 7 de setembro, das 12h às 19h (fechado às segundas-feiras)
O local apresentará um programa desenvolvido por artistas japoneses com base no tema Culture & Tokyo in Rio. "Turn", um projeto dirigido por Katsuhiko Hibino, um artista de destaque do Japão, é uma mostra de obras e workshops feita por artistas talentosos japoneses e brasileiros desenvolvidos a partir de sua atuação em instituições de assistência social no Brasil. Tokyo Caravan, um projeto dirigido por Hideki Noda, dramaturgo, diretor e ator de destaque no Japão, desenvolvido em conjunto entre artistas japoneses e brasileiros, a partir de uma oficina de fluxo misto cultural. E, no mesmo local, será realizada uma mostra com o tema Turismo em Tokyo, para mostrar ainda mais amplamente os encantos de Tóquio.

Japão – Tokyo 2020
Casa Japão – Tóquio 2020
Endereço: Cidade das Artes Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Datas e horários de funcionamento: de 5 a 21 de agosto e de 7 a 18 de setembro, das 12h às 20h (dias 7 de agosto e 17 de setembro somente por convite)
A Casa Japão recepcionará os atletas e seus familiares e todos os visitantes que quiserem ter uma experiência da renomada Omotenashi — hospitalidade japonesa.

México
Casa México
Endereço: Museu Histórico Nacional – Praça Marechal Âncora, Centro, Rio de Janeiro
Datas e horários de funcionamento: de 3 de agosto até 15 de setembro, das 10h às 17h30
A Casa México terá três exposições: uma mostra arqueológica, uma exposição interativa para crianças sobre a renomada pintora Frida Kahlo e uma homenagem à história do desenho gráfico latino-americano dos Jogos Olímpicos. Haverá também um espaço para explorar as possibilidades de turismo no México.

NBA
NBA House
Endereço: Armazém da Utopia (Boulevard Olímpico – Avenida Rodrigues Alves, Cais do Porto)
Datas e horários de funcionamento: de 12 a 21 de agosto, das 10 às 20h
A NBA House será um espaço temático da liga americana de basquete que promete ser o ponto de encontro para os fãs do esporte de todas as idades. No espaço de cerca de 3 mil m², onde são esperadas mais de 50 mil pessoas durante os dez dias de funcionamento, os visitantes encontrarão mascotes, atletas e lendas da NBA, além de ver de perto o Troféu Larry O’Brien (taça entregue aos campeões). Além disso, os fãs vão participar de desafios, concorrendo a brindes oficiais e prêmios exclusivos.

Panasonic
Panasonic Stadium of Wonders
Endereço: Anfiteatro do Morro da Urca
Datas e horários de funcionamento: 7 a 21 de agosto, das 10h às 20h
No local será exibido um curta chamado Stadium of Wonders. Os visitantes poderão conhecer diversas tecnologias de ponta e também apreciar conteúdos sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Portugal
Navio Escola de Sagres / Casa de Portugal Rio 2016
Endereço: Ilha das Cobras
Datas e horários de funcionamento: de 3 a 22 de agosto, de 10h às 23h
A casa de Portugal será em um navio que estará atracado no cais da Marinha do Brasil, próximo da Praça Mauá. O local contará um pouco da história do país, que se mistura com a história brasileira.

Navio Escola de Sagres

PyeongChang
Casa PyeongChang
Endereço: Quiosques QL03/ QL04 – Avenida Atlântica – Praia de Copacabana (Leme)
Datas e horários de funcionamento: de 4 até 21 de agosto e de 7 até 18 de setembro
Os visitantes poderão visualizar e experimentar a atmosfera dos próximos Jogos Olímpicos de Inverno, que ocorrerão no condado sul-coreano. Dentro da casa, os visitantes serão capazes de experimentar esportes de inverno através de realidade virtual, enquanto no palco exterior (de frente para a praia), haverá degustação de comida coreana e performances como K-POP, Taekwondo, música clássica coreana e break-dancing.

República Tcheca
Casa Tcheca
Endereço: Av. das Américas 3434, Barra de Tijuca
Datas e horários de funcionamento: de 5 a 21 de agosto, das 11h às 24h
A Casa Tcheca trará a história do país, além de informações sobre educação, ciência, cultura. Além disso haverá degustação de comida local e degustação de cerveja tcheca, além de comemorações dos atletas.

Suíça
Baixo Suíça 2016
Endereço: Campo de beisebol, na Lagoa Rodrigo de Freitas
Datas e horários de funcionamento: de 1º de agosto a 18 de setembro, das 11h às 23h
O Baixo Suíça vai receber visitantes e atletas de todo o mundo, proporcionando um encontro com a Suíça. O espaço contará com três casas e um parque ao ar livre situado à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas. Entre as atividades estão uma pista de patinação de gelo sintético ao ar livre de 200 m², uma pista de corrida com o sistema de cronometragem e típicas atrações turísticas suíças, como uma gôndola giratória, um trem suíço e um globo de neve gigante. O Baixo Suíça também terá uma área de alimentação para agradar todos os paladares com especialidades do país.

Casa Suíça

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fim do Silêncio ou Grito Silencioso

Mais Vida