sexta-feira, 21 de março de 2014

Carlos Frederico Werneck de Lacerda

Carlos Lacerda
Governador do Estado da Guanabara entre 1960 e 1965, Carlos Lacerda foi o melhor administrador que já passou por essas terras cariocas. Eu tinha menos de 9 anos, mas lembro bem das frequentes faltas de água no final da década de cinquenta, e dos avisos da portaria do prédio para enchermos os baldes e banheira. Na administração de Lacerda o problema foi resolvido definitivamente.

"Nasceu no Rio de Janeiro, mas foi registrado como tendo nascido em Vassouras, cidade onde seu avô residia e seu pai tinha grandes interesses políticos. Recebeu o nome de Carlos Frederico como homenagem aos pensadores políticos Karl Marx e Friedrich Engels." (wikipedia) A atividade política de Lacerda começou na época em que estudava Direito, quando aproximou-se dos ideais comunistas e da Ação Libertadora Nacional. Em 1939 rompeu com essa ideologia e passou a escrever artigos anticomunistas. Em 1945 assinou a ficha de filiação à União Democrática Nacional.

Foi eleito em 5 de dezembro de 1960 como primeiro governador da Guanabara e iniciou logo a estruturação do Rio de Janeiro do futuro, lançando obras relevantes e fundamentais para o desenvolvimento e bem-estar da população carioca.

Aterro do Flamengo

Lacerda dividiu o estado em 21 Regiões Administrativas. Ampliou o sistema escolar, de maneira que toda a população pudesse encontrar vaga para seus filhos em colégios gratuitos, e melhorou a qualidade do ensino. Deu atenção à formação dos professores, aumentando as Escolas Normais de duas para seis. Organizou o espaço urbano e resolveu o problema do abastecimento de água, tendo construído a Adutora do Rio Guandu, com um reservatório de 73 metros de profundidade, cavado na rocha. Abriu túneis (Rebouças e Santa Bárbara), construiu a Rodoviária Novo Rio e viadutos. Por inspiração da paisagista Lota Macedo Soares, Carlos Lacerda transformou o espaço do aterro do Flamengo no belo parque com jardins projetados por Roberto Burle Marx.

Também a área da saúde recebeu máxima atenção do governador, com a reforma e ampliação da rede hospitalar. Foram reformados e ampliados os Hospitais Sousa Aguiar, Moncorvo Filho, Getúlio Vargas e Miguel Couto; além de serem construídos: o Salgado Filho, o Rocha Farias e o Padre Oliverio Kraemer, em Padre Miguel. O Plano de Metas do dedicado administrador foi executado com sucesso. Sua iniciativa mais polêmica refere-se à remoção de favelas. Várias comunidades foram transferidas para Vila Kennedy, Vila Esperança, Vila Aliança e Cidade de Deus. Depois de ser feita uma consulta aos futuros moradores, optou-se pela construção de casas, e não prédios, para que as habitações pudessem ser ampliadas posteriormente.


Durante o governo Lacerda, ocorreram os festejos pelo Quarto Centenário do Rio de Janeiro. Tínhamos muito o que comemorar! Ainda guardo um dos quadradinhos da chuva de papel laminado que foram jogados por aviões da FAB na festa de 400 anos de fundação da cidade. Para podermos festejar a valer os 450 anos do Rio, precisaríamos de alguns políticos honestos, que amassem tanto esta cidade, que defendessem nossos interesses e que tivessem a competência de Carlos Frederico Werneck de Lacerda.

Papel Laminado Rio 400 anos


Fontes:
Wikipedia
UOL Educação - biografias
Veja Livros
Marcilio.com - detalhamento das obras do Governo Lacerda
Tribuna da Imprensa

Abaixo um vídeo de entrevista com Carlos Lacerda.

terça-feira, 18 de março de 2014

Buzios - as Esculturas de Christina Motta

Capela Nossa Senhora Desatadora de Nós



















Além das praias, da Capela de Nossa Senhora Desatadora de Nós, restaurantes e lojinhas da Rua das Pedras, Búzios oferece outros encantos aos turistas: as esculturas da paulistana Christina Motta. A mais conhecida está à beira mar e representa a atriz francesa Brigite Bardot de cabelos soltos, sentada em sua maleta, vestindo calça jeans e camiseta regata. Seguindo na orla Bardot, encontra-se o grupo de três pescadores puxando um arrastão. Há sempre uma gaivota se juntando ao grupo. 























Recentemente encontrei outras artes da escultora, espalhadas pela Travessa dos Arcos: a menina de vestidinho e sandálias brancas que estende a mão para a água que sai do chafariz, o menino escalando o poste para alcançar uma pipa e os dois gatos que caminham pelo teto da loja Richard's. Ainda há outras, passeando pela cidade, trate de descobri-las, estão perfeitamente integradas à paisagem de Armação de Búzios. 





O vídeo abaixo fala um pouco sobre Christina Motta, sua formação em Londres e obras mais conhecidas.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Camerata Laranjeiras na Praça



Apresentação da Camerata Laranjeiras na Praça da Rua General Glicério.

Camerata Laranjeiras - Março 2014

A Camerata Laranjeiras já tem camiseta oficial, com logo e tudo! O grupo está crescendo e começam a surgir patrocinadores, que ofereceram o lanche para os convidados e doaram cordas para os instrumentos. Nesse domingo faltaram alguns músicos, que já tinham compromisso em outros projetos, mas fomos brindados com a presença do alegre Santiago e seu atabaque. Minha filha caçula vibrou com a seleção de músicas, que incluiu Michael Jackson e Cold Play. Outra tarde inesquecível em Laranjeiras!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fim do Silêncio ou Grito Silencioso

Mais Vida