domingo, 18 de dezembro de 2011

Um Presépio na America

um dos meus presépios no Rio

Há cena mais emocionante do que contemplar Jesus na manjedoura, ladeado por Maria e José e todos os outros personagens daquela noite santa em Belém? A simplicidade e o Amor que emanam do presépio sempre enterneceram meu coração, mas fiquei ainda mais suscetível com a idade. Pensei aproveitar uma breve viagem aos EUA para procurar um presépio para minha filha recém-casada. Senti-me abençoada pela sorte quando descobri uma loja enorme só de enfeites natalinos, bem pertinho de nosso hotel, em Skokie, norte de Chicago. 

Entrei, tirei as luvas e decidi perguntar à vendedora em que sessão poderia encontrar os presépios. Estupefação foi meu sentimento ao ser informada de que não havia qualquer cena da Natividade, para não incentivar o culto de imagens. Havia Papais Noéis e renas de todos os tipos e tudo o mais que se possa imaginar, mas nada sobre Jesus, Maria, José, Reis Magos ou Pastores. Perdi até a vontade de olhar a bela loja. Vesti as luvas e comecei a lembrar da nova moda que incentiva a desejar "Happy Holidays" (Boas Festas) em vez de "Merry Christmas" (Feliz Natal).

Ganhando coragem para enfrentar o vento gelado e os demorados sinais da Skokie Boulevard, atravessamos em direção ao enorme Westfield Old Orchard Mall, grandioso templo do consumo, onde um mix de lojas maravilhosas agrada todos os gostos e faixas etárias: GAP, Hollister, Sephora, Abercombrie & Fitch, Macy's, The Children's Place, Bloomingdale's, Godiva, Vera Bradley, Nordstrom, Barnes & Noble, entre outras. O shopping está lindamente decorado, há árvores enormes enfeitadas com bolas coloridas e muitas luzes. Mas não tive a sorte de encontrar qualquer tipo de presépio. Na arrumada Skokie, o Natal parecia ser apenas uma festa consumista. Uma ida à Igreja de St. Peter renovou minhas esperanças. A Missa de domingo estava lotada e precisamos de ajuda para encontrar lugares para sentar. As vozes angélicas do coral enchiam a nave. Que bela experiência!

No último dia nos EUA, voltamos à Clínica do Dr. Mark Zukowski, em Wilmette. Enquanto aguardávamos o doutor, chamaram-me a atenção umas figurinhas em cima do balcão da sala de espera. Aproximei-me e lá estava um pequenino presépio de louça, a única cena do nascimento de Jesus que encontrei nesta minha visita à América. Deus abençoe o habilidoso cirurgião e sua dedicada equipe. E Feliz Natal a todos!

presépio na clínica em Wilmette 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fim do Silêncio ou Grito Silencioso

Mais Vida