terça-feira, 27 de setembro de 2011

Wangari Maathai

Foto do Guardian
Domingo, dia 25 de setembro de 2011, Wangari Muta Maathai morreu de câncer em Nairóbi, aos 71 anos de idade. A professora queniana, doutora em biologia e defensora do meio-ambiente, responsável pelo projeto que plantou mais de 45 milhões de árvores na África foi a primeira mulher do continente a receber o prêmio Nobel da Paz (2004). Wangari fundou o movimento do Cinturão Verde Pan-africano (Pan-African Green Belt Network) na década de 70. (Os dados são da Wikipedia)

Trabalhando com grupos voluntários, a professora percebeu que a rápida deterioração do meio-ambiente estava afetando a qualidade de vida das mulheres da área rural do Quênia. Incentivou-as então a plantar árvores nas fazendas, escolas e terrenos de Igrejas, para garantir o futuro suprimento de lenha, para proteger fontes de água e a colheita. 

Em 2006, Maathai começou a campanha pela plantação de 1 bilhão de árvores novas para enfrentar o aquecimento global. É uma campanha simbólica, pois o problema do desflorestamento é tão agudo que seriam necessárias 140 bilhões de novas árvores para compensar os 130 milhões de hectares de terra devastada. (dados do Guardian) Mas o exemplo da bióloga do Quênia permanece uma inspiração para quem quiser contribuir para melhorar o mundo em que vivemos.

domingo, 18 de setembro de 2011

E+Blog Rio na Arquidiocese do RJ

Diversidade, testemunho e fé na blogosfera

Seguindo o exemplo do Vaticano, que reuniu 150 blogueiros de todo o mundo em maio deste ano, a Arquidiocese carioca chamou os blogueiros do Rio para um agradável e proveitoso encontro neste sábado, 17 de setembro. Apareceu gente moça, gente da melhor idade, alguns religiosos e muitos leigos. Aliás, foi lembrado o ponto 209 do Documento de Aparecida: Os leigos são homens da Igreja no coração do mundo e homens do mundo no coração da Igreja. Nossa missão é levar o testemunho da Boa Nova, difundir os valores humanos e anunciar de maneira positiva a mensagem de Cristo.

Alguém disse que os blogs são importantes por atingirem o coração das pessoas, mesmo à distância. Para isso é importante ser íntegro, evitando a dissonância entre o ser e o agir. Para evangelizar, os apóstolos virtuais precisam se abastecer, enriquecer sua formação cristã, conhecer a realidade da Igreja.  A Arquidiocese do Rio de Janeiro coloca à nossa disposição o Portal da Arquidiocese, a Radio Catedral, a WebTV Redentor e o Jornal Testemunho de Fé como meios de informação fidedigna. As equipes dessas mídias são pequenas, mas suprem com ardor e dedicação seus limitados recursos materiais.  

No 1º E+Blog Rio, uma acolhida simpática propiciou um ambiente descontraído, alegre, num dia em que as horas voaram. Pela manhã houve palestras informativas e uma mesma redonda, intercaladas com pausas para um café quentinho, acompanhado de bolinhos deliciosos. Depois do almoço foi a vez da troca de idéias entre os participantes, divididos em 4 grupos. Felizmente, esse é apenas o primeiro passo de um caminho de formação. Dia 23 de outubro de 2011 tem mais.  Será o Encontro das Mídias Sociais e Novas Tecnologias, de 9 às 17 horas, no simpático prédio da Arquidiocese, no bairro da Glória.
Os primeiros a chegar
Aldo Marques, Alexandra Gurgel, Paulo Moraes, Flor Martha Ferreira

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Oscar Wilde e De Profundis

A sociedade, tal como a constituímos, não terá mais lugar para mim, nem me oferecerá nenhum.  Mas a Natureza, cujas doces chuvas caem tanto sobre os injustos como sobre os justos, terá nas rochas algum esconderijo onde possa me ocultar, e me oferecerá vales secretos em cujo silencio poderei chorar sem que me perturbem.  Ela fará resplender as estrelas na escuridão para que eu não cambaleie nas trevas; fará soprar o vento sobre o rasto de meus passos, para que ninguém me persiga à morte; lavar-me-á com suas abundantes águas, e curar-me-á com suas ervas amargas. (Oscar Wilde, em De Profundis, como aparece na introdução de Otto Schneider a Os Mais Brilhantes Contos - Edições de Ouro, da Editora Tecnoprint)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fim do Silêncio ou Grito Silencioso

Mais Vida