terça-feira, 24 de novembro de 2009

Ouriço ameaçado na rua


Saindo para o trabalho hoje cedo, minha filha descobriu um ouriço, escondido atrás dos sacos de lixo, na porta de casa. Enquanto eu ligava para o Ibama e a Patrulha Ambiental, em vão, um morador da nossa rua tentou matar o assustado bichinho com uma vara. Corri para impedi-lo, mas o ouriço já estava muito ferido. Ignez, uma vizinha compassiva que passava na hora, colocou-o numa caixa e levou para o veterinário mais próximo.

Poucos minutos depois apareceram os bombeiros, que outra pessoa havia chamado. Por essas e outras a população confia nos heroicos oficiais! Agradeci e expliquei que, bem ou mal, o caso já se resolvera. O Ibama, tão difícil de alcançar pelo telefone, devia fazer uma campanha mais efetiva sobre a maneira de lidar com a fauna "sem-teto". Privados de seu habitat, andam invadindo o asfalto. O morador que agrediu o bichinho contou que o ouriço havia lançado espinhos nos seus cachorros. Como qualquer outro animal, o ouriço se defende ao ser ameaçado. Só é necessário tirar todos os espinhos do cão e desinfetar. Geralmente, depois da primeira experiência, aprendem a deixar os ouriços em paz. A gentil Ignez ficou de dar notícias.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

United Airlines quebra violões

A internet é grande aliada do consumidor. As empresas que se cuidem! O músico americano Dave Carroll teve sua guitarra Taylor quebrada num vôo da United Airlines. Reclamou à companhia mas isso de nada adiantou. Depois que ele colocou um filminho no Youtube, a empresa fez novas ofertas, mas era tarde demais...

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Monge Laurence Freeman na PUC do Rio


Devido ao grande interesse provocado pelo seminário sobre Meditação Cristã, com o monge beneditino Laurence Freeman, a PUC abriu uma segunda oportunidade. Amanhã, sábado, dia 14 de novembro, de 8:30 às 13:00, Dom Laurence falará no auditório AMEX, no IAG, perto da capela do campus. A palestra, em inglês, conta com tradução simultânea e a participação é gratuita. Ainda há vagas. Basta inscrever-se com Bia Gross, pelo telefone 3527-1966 (PUC do Rio de Janeiro).

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Apagão de Itaipu


"Experiment with Air Pump" de Joseph Wright de Derby
(National Gallery de Londres)

Uma pane como a de ontem expõe o quanto somos dependentes de energia para trabalho, comunicação e lazer. Mas, segundos após as 22:13, os jovens de casa já sabiam que o problema era amplo e se ligava a Itaipu. O pai de uma colega trabalhava na Light, creio eu. Pelas mensagens do celular conectavam-se aos amigos e supriam assim a função informativa dos jornais falados, blogs e twitters. Quando os celulares emudeceram, pensei nos índios e seus tambores. Teriam se saído bem na transmissão de notícias pelo vale de Laranjeiras.

Em volta das velas acesas, e do único radinho de pilha, nos reunimos. Ouvimos os louvores dos radialistas ao super-equipamento das rádios que mantinham a transmissão no ar, contamos os casos do dia e torcíamos para que tudo estivesse bem com aqueles de quem nada sabíamos e os muitos, Brasil afora, que se encontravam em elevadores ou metrôs.

De volta à normalidade, louvo o lápis e o papel, telefones com fio, rádios a pilha, fósforos e velas, que funcionam em qualquer ocasião. Da reunião em família, iluminada à moda de Wright, sobraram umas fotos digitais, tão pouco favoráveis à minha figura, que espero sejam logo deletadas por filhos mais caridosos que trocistas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Forca

Fim do Silêncio ou Grito Silencioso

Mais Vida