segunda-feira, 27 de julho de 2009

O Grande Silencio


Nos Alpes franceses, entre Grenoble e Chambéry, encontra-se a Grande Chartreuse, uma construção do século XVII que abriga os monges cartuxos. A ordem medieval, fundada por São Bruno, prega uma vida ascética de oração, trabalho e silêncio. Os monges rezam, executam suas tarefas, meditam e entoam cantos gregorianos que devem ser admirados pelos anjos no céu. As raras refeições conjuntas são acompanhadas por uma leitura piedosa em voz alta. Quem já participou de algum Retiro deve se lembrar desta prática. No mosteiro, as conversas são permitidas aos domingos, durante o passeio ao ar livre que os religiosos fazem depois do almoço.

O diretor Philip Gröning teve a idéia de filmar a rotina na Grande Chartreuse. Pediu permissão aos dirigentes da ordem em 1984. Disseram que era muito cedo. Talvez em 10 ou 13 anos. Mas foi 16 anos depois que Philip recebeu um chamado de Chartreuse. Agora eles estavam prontos. E, em março de 2002, o alemão começou as filmagens, com uma câmera de alta definição e uma super 8. O resultado é o documentário-meditação "Into Great Silence" (Die Gosse Stille), disponível para venda no site da Amazon (US$ 24,99), pois ainda não chegou por aqui. http://www.amazon.com/Into-Great-Silence-Two-Disc-Set/dp/B000OYNVOY/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=dvd&qid=1248789613&sr=8-1

"O Grande Silêncio" não tem trilha sonora que não seja o toque dos sinos, canto dos pássaros, zumbido de abelhas, móveis de madeiras sendo arrastados, som de pés andando sobre a pedra ou da tempestade nas montanhas. Quanto à beleza das imagens, pode ser deduzida pela capa do DVD. Se você vencer os 4 minutos iniciais das preces de um monge em sua cela, está preparado(a) para percorrer os longos corredores, atrás da simplicidade e devoção de vidas contemplativas que marcham para o fundo do coração, em busca de Deus.

Ainda estou vendo os Extras do DVD, tão bons quanto o filme. Você sabia que os monges usam 130 ervas para preparar o licor Chartreuse? O tradicional é verde; há um amarelo mais doce e suave. Já estou com vontade de provar os dois...
1. Frozen Morning
2. New Robe
3. "Nocturno"
4. Assimilation
5. Meal
6. Cats
7. Spring
8. Fire wood
9. Prayer
10. Dinner
11. Afternoon stroll
12. Creek
13. Herds
14. Haircut
15. Procession
16. Rain
17. "Benedícite"
18. Silence
19. Sledding
20. Speaking of God
21. "A Gentle Whisper"
22. End credits

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Barack Obama nomeia Regina Benjamin Secretaria de Saude


O presidente dos EUA, Barack Obama, escolheu Regina Marcia Benjamin, médica de família do Alabama, para ocupar o cargo de Secretária de Saúde. Regina é católica e recebeu do Papa Bento XVI a medalha Pro Ecclessia et Pontifice por seu trabalho humanitário. Ela dirige a Clínica Rural de Saude Bayou La Batre que atende gratuitamente a uma comunidade de pescadores de 2.500 habitantes.

Ao aceitar sua nomeação, Regina descreveu as dificuldade que enfrentou sua própria família com o atual sistema de saúde. Mencionou as mortes do irmão, com AIDS; do pai, devido à pressão alta e diabetes; e da mãe, com um câncer de pulmão. Segundo a médica, todas essas doenças poderiam ser evitadas.

Dra. Benjamin foi tema de um artigo do Reader's Digest. A revista relatou seus esforços para reconstruir a clínica que fôra destruída pelo furacão Katrina.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Caritas in Veritate

De Stardust
"O amor — « caritas » — é uma força extraordinária, que impele as pessoas a comprometerem-se, com coragem e generosidade, no campo da justiça e da paz. É uma força que tem a sua origem em Deus, Amor eterno e Verdade absoluta. Cada um encontra o bem próprio, aderindo ao projeto que Deus tem para ele a fim de o realizar plenamente: com efeito, é em tal projeto que encontra a verdade sobre si mesmo e, aderindo a ela, torna-se livre (cf. Jo 8, 22). Por isso, defender a verdade, propô-la com humildade e convicção e testemunhá-la na vida são formas exigentes e imprescindíveis de caridade. Esta, de fato, « rejubila com a verdade » (1 Cor 13, 6). Todos os homens sentem o impulso interior para amar de maneira autêntica: amor e verdade nunca desaparecem de todo neles, porque são a vocação colocada por Deus no coração e na mente de cada homem."

sábado, 11 de julho de 2009

Simplesmente Feliz


Poppy é genuinamente feliz, uma Polyanna moderna. Primeiro tem a sorte de morar em Londres, onde os parques são os mais lindos que se possa imaginar. E a jovem professora primária aproveita algo do que há de bom na cidade. Andar de bicicleta, percorrer as livrarias, remar no lago com a amiga Zoe, dançar nas boates, assistir aulas de flamenco. Sempre brincando. Nem todos são tão bem-humorados a sua volta, mas Poppy não se deixa contaminar. Ela acredita que construímos nossa sorte e deseja encher o mundo de sorrisos. Hoje meu mundo ficou mais leve ao assistir "Simplesmente Feliz" (Happy Go Lucky) de Mike Leigh. Se você não tem preconceito em seguir uma "boba-alegre", arrisque e alugue na sua locadora. Eu adorei!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Forca

Fim do Silêncio ou Grito Silencioso

Mais Vida