segunda-feira, 24 de março de 2008

O Mestre e o Jovem Triste


O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d'água e bebesse.
-'Qual é o gosto?' - perguntou o Mestre.
-'Ruim' - disse o aprendiz.
O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago. Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago. Então o velho disse:
-'Beba um pouco dessa água'. Enquanto a água escorria do queixo do jovem o Mestre perguntou:
-'Qual é o gosto?'
-'Bom!' disse o rapaz.
-'Você sente o gosto do sal?' perguntou o Mestre.
-'Não' disse o jovem. O Mestre então, sentou ao lado do jovem, pegou em suas mãos e disse:
-'A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos. Quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido de tudo o que está a sua volta. É dar mais valor ao que você tem do que ao que você perdeu. Em outras palavras: ' É deixar de ser copo para tornar-se um Lago.'

sexta-feira, 14 de março de 2008

Moises




quarta-feira, 12 de março de 2008

Respeito à vida do embrião ao ancião



Não há foto mais comovente do que um bebê recém-nascido. Há 9 meses atrás ele era um zigoto. Não tinha neurônios. Por que? Não precisava deles naquela fase. Quando são necessários, os neurônios são formados. Se nenhum cientista, ou jurista, interferir, o mundo terá a chance de conhecer mais uma de suas maravilhas. Se a mãe do bebê da foto morasse nos EUA e julgasse que não era o momento adequado, também não teríamos o prazer de conhecê-lo. Mas, felizmente, ela sabe que o destino deste novo ser não lhe pertence e, por isso, podemos encantar-nos com sua inocência e futuras brincadeiras.

Há quase 3 anos atrás, o casal Schiavo assistiu a filha Terri morrer de fome e sede. Ignorando seus pedidos, a justiça americana deu ganho de causa ao marido que desejava ver encerrado esse capítulo de sua vida. Terri vivia em estado vegetativo e se alimentava através de sondas. Seus neurônios não trabalhavam bem, apenas o suficiente para garantir-lhe a respiração. Ninguém é obrigado a usar de meios extraordinários para manter a vida, basta minorar os sofrimentos e garantir cuidados mínimos. Mas quando uma sociedade, deliberadamente, priva um ser humano indefeso de nutrição, está cruzando o limiar do embrutecimento e da insensibilidade. Não importa seu grau de desenvolvimento cultural e material. É um retrocesso na humanidade.

Graças ao excelentíssimo Ministro Carlos Alberto Direito, o Brasil ainda pode proteger a vida humana do seu início, na junção de óvulo e espermatozóide humanos, até o seu fim natural. Quem nos garante que, de concessão em concessão aos raciocínios facciosos, não venhamos a ter medo de adoecer e sermos descartados como supérfluos?

terça-feira, 11 de março de 2008

Manejo do Estresse e Sentimentos Negativos


(foto de Pedro Daudt - Amazônia)

Se você é tomado por uma emoção violenta ou sente-se sobrecarregado de tensões e não sabe como agir, aqui vão algumas iniciativas benéficas:

1- Conscientizar-se das emoções

2- Cuidar de si mesmo: Respiração lenta, profunda. Massagens, relaxamento, banhos quentes.

3- Distraia-se, com algo que lhe seja agradável. Algumas pessoas gostam de cantar, pintar, sair para esfriar a cabeça. O contato com a NATUREZA tem efeito restaurador. Tanto faz, desde que afaste seus pensamentos do motivo do aborrecimento.

4- PRATIQUE UMA ATIVIDADE FÍSICA com regularidade. Exercitar o corpo também cura a mente.

5- Mantenha uma atitude positiva e confiante.

6- O otimismo se cultiva e interfere positivamente na ativação da amígdala cerebral. As adversidades imaginadas ou vividas são resultado da ativação das mesmas estruturas do cérebro. O córtex cerebral vê e imagina; a amígdala cerebral vivencia e evoca sensações.

7- Isso vale para a ativação do sistema de recompensa. Portanto, IMAGINE-SE realizando tarefas agradáveis e bem-sucedidas. Assim você aumenta suas chances de realizá-las com sucesso.

8- Cultive os seus relacionamentos, pois o isolamento é fator de estresse. Seja solidário. Identifique a necessidade das outras pessoas e ofereça ajuda. Uma das maiores fontes de bem-estar é a sensação de sermos úteis.

9-Eduque-se e assuma responsabilidades. Sabia que pessoas com pós-graduação vivem mais?

10-Busque e ofereça carinho. Um simples abraço intensifica a produção de ocitocina, hormônio que facilita a aproximação entre as pessoas, reduz a ansiedade, medos e fobias.

Não é à toa que todos buscamos amar e ser amados. O amor verdadeiro nos deixa mais complacentes, tolerantes, tranqüiliza, promove a formação de laços afetivos duradouros com quem nos faz bem.
(Fique de bem com seu cérebro, de Suzana Herculano-Houzel)
Depois da descoberta dos exames de imagem cerebral, comprovaram-se cientificamente os benefícios dos princípios cristãos. Há 2000 anos, Jesus Cristo ensinou-nos que o caminho para a felicidade passava pela prática da Fé, Esperança e Caridade. Não é um bom resumo das prescrições acima?

quarta-feira, 5 de março de 2008

Padre Pedro Antonio Bach


Na primeira terça-feira do mês, às 12 horas, a Igreja de São José, no Centro do Rio de Janeiro, recebe o Padre Pedro Antônio Bach para a celebração da Santa Missa. O padre pertence à Congregação Nossa Senhora de Sion e vem de São Paulo especialmente para esse encontro. Ontem, quem esteve na Igreja, recebeu o terço de São José e aprendeu a rezá-lo.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Eduardo Verastegui


José Eduardo Verástegui Córdoba nasceu em Tamaulipas, México, de uma família de agricultores. É um homem bonito, como se vê pela foto. Foi modelo, cantor e ator em novelas em seu país. Depois de freqüentar cursos de modelo e de interpretação nos EUA, fez alguns filmes. Apareceu nos seriados "CSI:Miami" e "Charmed". Tinha fama e dinheiro, mas sentia-se insatisfeito.
O acaso quis que sua professora de inglês fosse católica. Ela levou-o a questionar-se e a aprofundar sua fé. Eduardo percebeu que precisava mudar. Pensou em entrar para um mosteiro, mas foi desaconselhado pelo padre com quem conversou. Começou a ler alguns livros religiosos e a participar da missa assiduamente. Na Igreja conheceu Leo Severino, tornaram-se amigos e criaram uma produtora de cinema: Metanoia Films. Pretendiam fazer grandes filmes, que inspirassem as pessoas. "Bella" foi sua primeira obra, dirigida por Alejandro Gomez Monteverde, interpretada por Eduardo e Tammy Blanchard. Foi muito bem recebida pelo público, premiada nos Festivais de Toronto e Heartland, nota 7,6 no imdb. Vamos ver quando chega ao Brasil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Forca

Fim do Silêncio ou Grito Silencioso

Mais Vida