domingo, 30 de dezembro de 2007

Tristeza e Alegrias

Quando uma amiga querida vai para longe, não há como evitar uma ponta de tristeza. Quando nos veremos de novo? Pelo menos existe e-mail e o contato pode ser freqüente. Ao mesmo tempo chega um pacote do outro lado do mar. Um irmão adorável lembrou de nós. E também chega a notícia de que Julia nasceu, um pouquinho antes do tempo. Ainda não há fotografias, mas Jô, a jovem vovó, está muito feliz. Flores e plantas novas, aos montes, estão sendo plantadas em nosso pequeno jardim. Vamos rezar para que minha amiga também tenha muitas alegrias em Londrina.


sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Embrião não é um dedão!

O feto não é um prolongamento do corpo da mãe. Tem seu código genético próprio. Depende de suporte alimentar, entre outros, da mesma forma que precisará ao nascer. Ninguém imagina eliminar uma criança de 1 ano, por conta dos trabalhos e custos que gera para a família. E somos fartamente recompensados com a alegria, novidades e carinho.

O "direito ao próprio corpo" não pode aniqüilar o corpo do outro. Gravidez não é caso para legítima defesa. As idéias que geram essa "busca da própria felicidade", ignorando o próximo, semeiam tristeza e niilismo crescente nas sociedades que escutam essa pregação trágica. Difundir o respeito à vida humana, sob qualquer forma, é mais saudável e digno.

Hoje, o médico Arnaldo Vianna, deputado federal pelo PDT do RJ, escreveu artigo no Globo explicando fatos importantes e pouco divulgados sobre o aborto. Não será com sua descriminalização que as meninas entre 10 e 14 anos escaparão da gravidez precoce, por conta da exacerbação da sexualidade, induzida em nossa cultura atual. Sugere que o Programa Bolsa Família incorpore palestras sobre controle da natalidade. Vale a leitura.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Recordação de Natal - Helena Kolody

Recordação de Natal

Acender na árvore prodigiosa

as luzes esquecidas.
Ouvir em sonhos os sinos
cantando a infância.
Percutir, como nozes, as lembranças
e encontrar, no âmago, a doçura antiga.

Emocionada espera,
tecida de mistérios,
de Papai Noel. A gente o recebia
num misto de fascínio e de receio, trêmula de alegria.

Reclinado no presépio,
sorria o Menino jesus.
E seu sorriso iluminava o mundo.

(Helena Kolody)

domingo, 16 de dezembro de 2007

Jane Austen nasceu em 16 de dezembro de 1775

Jane Austen é minha escritora favorita desde a adolescência. Apaixonei-me imediatamente pelo jeito polido de seus personagens. Mergulhei nesse mundo tão agradável de se estar. Mais tarde admirei o humor e a realidade da descrição psicológica, o conhecimento da natureza do ser humano, especialmente o jeito feminino de pensar e sentir.

Leio e releio, vejo os filmes e descubro novidades. Para os poucos que não conhecem, aí vai a abertura de "Orgulho e Preconceito":

'É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro, possuidor de uma boa fortuna, deve estar necessitado de esposa.
Por pouco que os sentimentos ou as opiniões de tal homem sejam conhecidos ao se fixar numa nova localidade, essa verdade se encontra de tal modo impressa nos espíritos das famílias vizinhas que o rapaz é desde logo considerado a propriedade legítima de uma das suas filhas.'

Felizmente, em nosso tempo, mulheres desenvolvem suas vocações, e não dependem do casamento para garantir a subsistência. Só precisamos de salários equiparados aos homens e boas creches para TODAS as crianças, a partir dos 6 meses ou 1 ano. Aí sim teremos alcançado a humanização da sociedade.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

CPMF nunca mais!

Hoje estou me sentindo um pouquinho mais leve. Suponho que seja o alívio de saber que não seremos garfados em 0,38%, a cada 10 dias, em todas as contas que pagamos.

Preocupa-me que o governo deixe de investir onde deve, para não cortar os cartões corporativos, os privilégios de Brasília, as piscinas jacuzzi, os carros oficiais. Governar é estabelecer prioridades.

Mas, no momento, só estou curtindo um pouquinho o sabor da vitória. Enfim vou olhar o canhoto do cheque e saber exatamente o que me sobra, ou falta, no final do mês.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Não existe raça entre humanos




As gêmeas inglesas, Kian e Remee, e o gêmeos Kaydon e Laydon Richardson, são a melhor prova de que não há raças no que se refere a seres humanos. Serão os irmãos de etnias diferentes? Fica complicado...

Já sabemos que o cientista James Watson, que se achava totalmente "branco", tem mais de 16% de gens africanos, enquanto o Neguinho da Beija-Flor tem 67,1 % de gens europeus. Deveríamos chamá-lo de Branquinho da Beija-Flor... Brincadeiras à parte, será um alívio quando a cor da nossa pele seja considerada tão irrelevante quanto o formato de nossas unhas.

E se a vida humana começou na África, somos todos africanos!

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Carl Larsson


Carl Larsson e Karin

Carl Larsson nasceu em Estocolmo, em 28 de maio de 1853. Seus pais eram extremamente pobres e sua infância não foi feliz. Graças ao professor de arte de sua escola, Carl foi admitido na Real Academia de Artes Sueca. Casou-se com Karin, com quem teve 8 filhos, que se tornaram seus modelos favoritos. As aquarelas do artista são hoje populares no mundo todo. Em 1888, a jovem família ganhou, do pai de Karin, uma pequena casa em Sundborn. Totalmente decorada e mobiliada pelo casal, hoje é atração turística da cidade.
Arte e educação serão sempre a melhor maneira de abrir oportunidades ...

sábado, 8 de dezembro de 2007

Nossa Senhora em Sion



Essa é a linda Nossa Senhora de Sion, exposta na Capela do colégio, no Cosme Velho, Rio de Janeiro. As feições são meigas e doce é o olhar.

"Mãe! - Chama-a bem alto, bem alto. - Ela, tua Mãe Santa Maria, te escuta, te vê em perigo talvez, e te oferece, com a graça de seu Filho, o consolo de seu regaço, a ternura de suas carícias. E te encontrarás reconfortado para a nova luta." (Caminho - ponto 516 - S. Josemaria Escrivá)

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Sorriso no Ceu



Pode ser real, pode ser montagem.
Atualmente, não dá para saber.
Mas a idéia é ótima. Bom dia!

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

A Paz no Natal




Recuperar a paz, se a tivermos perdido, é uma das melhores manifestações de caridade para com os que estão à nossa volta, e também a primeira tarefa que devemos acometer para prepararmos no nosso coração a vinda do Menino-Deus. (...)

A confissão sincera dos nossos pecados é um dos principais meios dispostos por Deus para nos restituir a paz perdida (...) (Francisco Fernández Carvajal em Falar com Deus)

Os confessionários espalhados pelo mundo, nos quais os homens manifestam os seus pecados, não falam da severidade de Deus, mas da sua bondade misericordiosa. E os que se aproximam do confessionário, às vezes depois de muitos anos e sob o peso de pecados graves, no momento em que se retiram dele, encontram o alívio desejado; encontram a alegria e a serenidade da consciência, que fora da Confissão não poderão encontrar em parte alguma." (João Paulo II, Homilia na Paróquia de Sto. Inácio de Antioquia, Roma, 16-2-1980)

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Venezuela disse NÃO!




Motivo para sorrir:
os Venezuelanos votaram pelo direito de escolher.
Não se deixaram subornar por propostas populistas!

sábado, 1 de dezembro de 2007

Dia Mundial contra AIDS no Corcovado





Em alguns minutos começará a Missa celebrada pelo Cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid junto à imagem do Cristo Redentor. É a principal cerimônia da Campanha do Dia Mundial contra a AIDS.


Estarão presentes o Governador do Rio (Sérgio Cabral) e o Ministro da Saúde (José Gomes Temporão).


Essa é a imagem que me trouxe a filmadora...

Venezuelanos, digam NÃO!


Amanhã, a Democracia na América Latina se fortalecerá, se os Venezuelanos disserem NÃO ao continuísmo e populismo de Chavez.
Já tivemos ditadura demais, censura demais, violência demais.
Leiam a entrevista de Raúl Isaías Baduel no New York Times:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fim do Silêncio ou Grito Silencioso

Mais Vida