sexta-feira, 30 de novembro de 2007

na Arca de Noé


segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Mihaly Csikszentmihalyi e o Fluxo

Em 28 de maio de 1986, entre as páginas de um jornal do Rio lia-se: Perfeição muda noção de tempo. Assim o jornalista resumiu o trabalho de Mihaly Csikszentmihalyi (segundo o próprio cientista, pronuncia-se "Chicks send me high") sobre o "estado de Fluxo".

Sabe aqueles momentos em que você está totalmente concentrado, sem perceber nada, além da própria atividade em que está imerso? Abstrái-se tempo, lugar, a mente fica clara e se desembaraça entre os meandros de um desafio estimulante. Nem tão difícil que estresse, nem tão fácil que entedie.

A concentração normal aumenta a atividade no córtex cerebral. Pois, no estado de fluxo, ela diminui. É um estado de harmonia produtiva. A atividade em si e o sentimento experimentado são recompensa mais forte do que dinheiro ou fama. Esse é mais um incentivo para o auto-conhecimento e o cuidado na escolha de uma profissão.

A Educação escolar e familiar precisa incluir a descoberta dos dons individuais, desde a infância, para que os jovens não se vejam encurralados diante de si mesmos, no 3º ano do Ensino Médio, às portas do Vestibular. Como fazer isto, é outra questão. Pais e colégio devem discutir o assunto ao longo da vida escolar dos alunos.

domingo, 25 de novembro de 2007

Cristo Rei



Foi muito linda a missa de 18:00, na Igreja do Cristo Redentor - Laranjeiras. Além dos padres Adam e Vitus, da nossa paróquia, e outros convidados, a missa foi celebrada por Dom Antonio Augusto Dias Duarte, Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro. Na homilia lembrou-nos que, criados à imagem de Deus, somos chamados à Santidade. Como será maravilhoso o mundo em que haja santos advogados, santos políticos, santos professores e mães de família santas. Ao final foi saudado com palmas entusiasmadas pelos fiéis. A Igreja estava cheíssima e lindamente decorada com flores vermelhas e brancas. Inesquecível!

Sombra e Agua Fresca!


Estou como esse "bebê baiano". Hoje quero sombra e água fresca!

Esta semana vamos arrumar a casa para o Natal. Que bom!

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

The Wind that Shakes the Barley

O título do filme vem de uma balada irlandesa do século XVIII, de Robert Dwyer Joyce.


“The mountain glen I’ll

seek at morning early

And join the bold united

men, while soft winds

shake the barley.”


quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Ken Loach e Barry Ackroyd




Uma pausa para respirar...
Aproveitando a entressafra na minha locadora de cada dia, escolhi um DVD de área 1 no Moviola: "The Wind that Shakes the Barley". Mal começou e estou completamente sacudida! A fotografia de Barry Ackroyd já é de tirar o fôlego, mas a violência do exército inglês contra os irlandeses, descrita por Ken Loach, é um soco no estômago. Amanhã eu vejo o resto. Vou conversar amenidades para aliviar o espírito.

Carinho de Mãe



John Kennedy e graças



Há 44 anos atrás, nesta data, muitas lágrimas foram derramadas. Morria assassinado John Fitzgerald Kennedy, em Dallas, Texas. O homem que disse: "Não pense o que seu país pode fazer por você, mas o que você pode fazer pelo seu país." Junto a Martin Luther King e Ghandi foram modelos para qualquer época.

Hoje dou graças porque vejo, amo, sinto; porque creio num Deus misericordioso, o que me permite recomeçar todos os dias. A meu redor há muitas pessoas amáveis e um belo cenário. É muito a agradecer!

domingo, 18 de novembro de 2007

Resultados com células-tronco adultas

O cientista escocês Ian Wilmut, que liderou o experimento que levou à clonagem da ovelha Dolly, em 1997, anunciou que vai trocar a clonagem de embriões humanos por uma técnica que dispensa o uso de embriões no desenvolvimento de células-tronco.


O cientista adotou a técnica desenvolvida pelo professor Shinya Yamanaka, da Universidade de Kyoto, Japão, que envolve modificar geneticamente células adultas para torná-las tão flexíveis quanto as células-tronco embrionárias.
A equipe de Ian Wilmut decidiu que a alternativa japonesa tem muito mais potencial. E não fere a ética, respeitando a vida humana.

sábado, 17 de novembro de 2007

Alegria em Servir

A Festa de Babette
Qual seu filme favorito, inesquecível? Aquele que toca sua alma, que você pode ver vezes sem fim, sem jamais cansar? Você tem um filme assim?

Tenho alguns. Há um, especialmente, que fala da importância de aprender a servir, do bem que se pode fazer aos outros, ao caprichar nas tarefas, fazendo-as com gosto. Quanta gente existe que, sentindo-se entediada, poderia estar feliz, se prestasse serviços a quem precisa...

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Corcovado e Luz


Logo que o sol nasce sobre o vale do rio Carioca, acende algumas janelas. Aos poucos as sombras viram luz. Isso é lindo e comum.

Ao entardecer, aves escuras voavam, em círculos, no céu azul. Pensei: - "Que soturno!".

E, então, num instante, a ponta das asas brilhou, como cobre. Cada vez que arremetiam na direção do sol, por segundos, as penas se iluminavam.

Alguém mais já viu isso? É maravilhoso que até urubus produzam beleza. Isso me faz sorrir!
Veja o que eu vi no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=t2TRuw_k4MQ

domingo, 11 de novembro de 2007

Visita em casa e Só Rio


Ontem recebemos amigos venezuelanos com um casal de filhos. Que crianças alegres e bem-educadas! Minha filha fez um bolo de chocolate muito gostoso, sentamos em volta da mesa, colocamos o papo em dia e nem sentimos o tempo passar.

À noite houve o show "Só Rio" no Colégio São Vicente de Paulo, dedicado ao maestro Tom Jobim. Uma apresentação de 20 canções, dos Corais "Meninas Cantoras do São Vicente", "Coral São Vicente a Capella", "Coral Amigos do São Vicente". Para quem não viu, hoje tem mais. As músicas falam do Rio, seus bairros, cantores e personagens. Muito alegre, animado e afinado. Impossível ficar parada na cadeira. Os pés e a alma dançam junto. Malu Cooper e Patrícia Costa sabem emocionar e fazer sorrir.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Cosme Velho aberto para o Rio

Representantes de Associações de Moradores, o engenheiro Roberto Lozinski, o Prefeito, muitos moradores de Cosme Velho e Laranjeiras se comunicaram e o acesso do túnel Rebouças para o bairro foi aberto. Ficamos felizes pela volta à normalidade e pelo sucesso da iniciativa. Diante do problema, Roberto bolou a saída e tudo deu certo, rapidamente. O Cristo Redentor não queria ficar isolado!

A homilia do Padre Vitus na Missa das 8, na Paróquia do Cristo Redentor, foi bem a propósito. Quando há desunião, é porque existe o orgulho, a soberba. Ao contrário, o entendimento resulta da caridade e da simplicidade. Como bem sabem os psicólogos, quem vive em comunidade é mais saudável do que os que se isolam.

Queremos um bairro revitalizado, que busca, em conjunto, as melhores soluções.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Bom Sono

Medicação não é o melhor remédio para insônia. Tratamentos psicológicos e comportamentais funcionam tão bem ou melhor, sem efeitos colaterais (The Journal of Family Practice). Você sabia que alguns remédios para dormir prejudicam a memória?

As estratégias comportamentais são muito simples e fazem adormecer 9 minutos mais rápido do que pílulas que induzem o sono. Um dos métodos mais eficientes é o "contrôle de estímulos":
* Isso significa não comer, ler ou ver televisão na cama.
* Só vá para a cama quando estiver sonolento.
* Levante à mesma hora todas as manhãs e não cochile durante o dia.
* Se tiver dificuldade para pegar no sono, levante da cama depois de 15 minutos e faça algo relaxante. Evite atividades estimulantes ou pensamentos.

A Higiene do Sono faz parte da Terapia do Sono:
* Exercite-se regularmente.
* Mantenha o quarto escuro e a temperatura agradável.
* Certifique-se de que seu colchão e travesseiro sejam adequados.
* Alimente-se a intervalos regulares.
* Faça uma refeição leve antes de ir para a cama, limite os líquidos, especialmente álcool e bebidas com cafeína.

Finalmente, vire o relógio para não vê-lo. Ver o tempo passar é uma das piores coisas a fazer quando se quer dormir. Tomar sol de manhã cedo estimula a formação de melatonina, que favorece o sono.
Estudos mostraram que estas medidas simples fazem diferença.

Para ler a reportagem completa:
http://well.blogs.nytimes.com/2007/11/05/curing-insomnia-without-the-pills/?ex=1195102800&en=1ed5f04111ddb02e&ei=5070&emc=eta11ed5f04111ddb02e&ei=5070&emc=eta1

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Túnel Rebouças














O fechamento da passagem para o Cosme Velho só prejudica os motoristas de carro?

Longe disso! Quem estuda e trabalha além túnel, gasta muito mais tempo para chegar.

Se você levava 15 minutos até o Hospital Municipal Miguel Couto, está levando 40, às 7 horas da manhã. Moradores de Ipanema, Leblon e Barra têm evitado vir para Laranjeiras. O prejuízo para prestadores de serviço é relevante.

Que a racionalidade prevaleça nesta decisão!

domingo, 4 de novembro de 2007

Chá com as Amigas


Earl Grey, chocolate quente, suco de uva.
Rocambole recheado com brigadeiro branco, torrada com queijo e cebola, biscoitos de aveia.
Boas amigas.
Está pronto o programa da tarde.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Família grande



Amanhã vamos receber toda família para um almoço, seguido de brincadeiras. Já fizemos filmes, sarau de contos, concurso de fantasia, coral de Natal, jogos variados, textos de homenagens aos pais. A novidade de agora é o Quizz Família, inventado pela Lulu. Cada um elabora uma pergunta de múltipla escolha sobre suas preferências. Quem acertar mais, mostrando conhecer seus parentes, ganha um prêmio. Seremos mais de 20 à mesa, se Deus quiser e vierem todos os que moram no Rio. Costumava achar que éramos muitos. Mas olhe só a família Duggar: só o pai, a mãe e ... os 17 filhos. Parecem felizes. Como devem se divertir!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Forca

Fim do Silêncio ou Grito Silencioso

Mais Vida